quinta-feira, 4 de abril de 2013

ENCONTRO - Transformar 2013: a educação está em evolução


Hoje, aconteceu o Transformar: a educação está em evolução. Muito bom saber que a Educação está em foco.No entanto, com tanta gente competente no Brasil,nenhum convidado brasileiro, apenas a Secretária Municipal da Educação do Rio de Janeiro. Os palestrantes são estrangeiros - tudo bem que a organização do evento é da Fundação Leman. Leia a informação sobre esse Encontro.





 A educação transforma o mundo. E a inovação transforma a educação. Experiências inovadoras concretas, que já estão transformando a aprendizagem no Brasil e no mundo, compartilham suas metodologias e resultados no Transformar 2013. O evento é promovido pela Fundação Lemann e pelo Inspirare/Porvir com o propósito de oferecer novas referências e apoiar a sociedade brasileira a continuar avançando no esforço de trazer a educação no país para o século XXI.




Especialistas internacionais e brasileiros estarão em São Paulo no dia 4 de abril para dialogar com gestores, educadores, investidores, empreendedores e lideranças sociais que já estão envolvidos na agenda da melhoria da educação. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet, repercutidos nas redes sociais e em veículos de comunicação parceiros.

O encontro será dividido em três momentos. Na parte da manhã, o debate se volta para modelos de sala de aula que estão mudando como se constrói conhecimento e se desenvolve competências para os desafios do mundo contemporâneo. Representantes de organizações extremamente inovadoras contam como estão renovando a dinâmica de ensino-aprendizagem em escolas públicas de diversas regiões dos Estados Unidos. A High Tech High é considerada uma das melhores experiências do mundo em personalização do ensino. 

A Summit Public Schools desenvolve um sistema misto de uso de tecnologias, educação baseada em projetos e ênfase no projeto de vida do aluno. A Knewton é a principal empresa do mundo de ensino adaptativo. A organização não-governamental New Classrooms está revolucionando o ensino de matemática. O Institute of Play se tornou uma das principais referências mundiais no uso de jogos para transformar a educação.

Na parte da tarde, o Transformar traz sessões paralelas. Na mesa para gestores públicos, dirigentes das secretarias de educação de Nova York e do Rio de Janeiro explicam como estão criando oportunidades para gerar inovações no âmbito das suas redes de ensino. Na sessão para educadores, representantes da Summit Public Schools e da High Tech High dão mais detalhes sobre como a equipe docente desenha novos currículos e cria novas dinâmicas para a sala de aula. Na sala dos negócios sociais em educação, empreendedores, investidores e especialistas participam de um pitch com o intuito de debater sobre o papel e as oportunidades existentes para as startups que também desejam gerar inovações para responder a desafios educacionais brasileiros.

Fechando a programação, o Transformar apresenta uma conferência sobre ensino on-line de massa, com o professor Anant Agarwal, presidente do EdX, plataforma criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) para oferecer cursos livres e gratuitos de algumas das melhores universidades do mundo e investigar como a tecnologia pode revolucionar o ensino.

Transformar: a educação está em evolução.
4 DE ABRIL DE 2013
Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas 150, São Paulo
Veja a agenda completa aqui

Nenhum comentário: