sábado, 27 de abril de 2013

ATIVIDADE


Leia, com atenção, o poema a seguir e, em seguida, resolva as questões propostas.


Trem de ferro
Manuel Bandeira

Café com pão
Café com pão
Café com pão

Virge Maria que
 foi isso maquinista?

Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força

Oô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi


1)    Observem como o poema foi organizado. Dá-se o nome de estrofe a cada grupo de versos separado por um espaço em branco. Quantas estrofes tem o poema Trem de ferro?
( ) Seis estrofes.
             ( ) Cinco estrofes.

2)    Releia as duas primeiras estrofes do poema Trem de ferro. Observe quanto ao ritmo do poema e a sonoridade das palavras.
“Café com pão
         Café com pão
        Café com pão

Virgem Maria que foi isso maquinista?”
Responda:
 2.1 Qual foi motivo que a expressão café com pão foi escrita três vezes na mesma estrofe?
      ( ) Para sugerir o movimento do ônibus.
       ( ) Para sugerir o movimento do trem.

2.2 Que efeito a segunda estrofe traz ao ritmo da leitura do poema?
a)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do caminhão  ou mesmo um solavanco.
b)    ( ) Há uma aliteração no ritmo de leitura provocado pela métrica diversa, podendo inferir uma possível brecada súbita do trem ou mesmo um solavanco.
2.3 Quantos versos há nas estrofes apresentadas?
a)    ( ) 1ª estrofe: a versos; segunda estrofes: 2 verso.
b)    ( ) 1ª estrofe: 3 versos; segunda estrofes: 1 verso.

3)    Observando bem os versos no poema, vamos ver como Manuel Bandeira conseguiu, por meio de palavras, dar ritmo e movimento. Quais os trechos que a aparecem a repetição de sons que remete ao movimento do trem?
a)    ( ) 1- “Muita força /  Muita força / Muita força”
 2- “Foge, bicho / Foge, povo / Passa ponte / Passa poste / Passa  pasto / Passa boi / Passa boiada”
3-“Vou depressa / Vou correndo / Vou na toda”

b)    ( ) 1- “Muita forca /  Muita forca / Muita forca”
 2- “Foge, bicho / Foge, novo / Passa monte / Passa pote / Passa  pato / Passa boi / Passa boiada”

3-“Vou depressa / Vou andando / Vou na toda”

4)    Quais palavras nos trechos da resposta certa da questão 3, que se repetem?
a)    ( ) Muita fossa / Foge / Massa / Vou.
b)    ( ) Muita força / Foge / Passa / Vou.

5)    Há alguma diferença em relação à repetição das palavras nos trechos citado na questão 3?
a)    ( ) Não. No trecho 1, não a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, não a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
b)    ( ) Sim. No trecho 1,  a repetição de versos. Nos trechos 2 e 3, a repetição das primeiras palavras dos versos (foge, passa, vou).
6)    Que efeito a repetição de palavras ou versos traz ao poema?
a)    ( ) A repetição das palavras ou versos remete ao som do trem em movimento.
b)    ( )  A repetição das palavras ou versos não remete ao som do trem em movimento.


Gabarito: 1a, 2.1b, 2.2b, 2.3b, 3a, 4b, 5b, 6A
Atividade elaborada pela profª Rayna Costa

Nenhum comentário: