quarta-feira, 3 de abril de 2013

A entrevista e sua função informativa



Hoje, um problema sério é a postura dos jovens frente a uma entrevista de emprego/estágio. A ausência de um vocabulário adequado para a ocasião é fato, infelizmente.

Trabalhar a linguagem oral na sala de aula é imperativo, sempre. A geração "tipo assim" precisa saber usar um vocabulário adequado, bem como,  a  língua padrão.

Aqui, apresento a você, professor, duas sugestões de entrevistas por Roberto Justus para trabalhar esse gênero. Ele ensina o que deve fazer/saber/comportar numa entrevista de estágio. Trabalhar esse gênero textual em sala de aula para que os alunos possam ver, na prática a partir dos vídeos, como se comportar nessa situação e o que o mercado exige dos candidatos.
Sugestões de estratégias:
1º - Deixe eles assistirem às entrevistas na íntegra.
2º - Depois, repasse as entrevistas fazendo cortes/paradas para comentar/analisar cada situação/comportamento apresentada(o) pelos candidatos.
3º - Convide uma dupla para simular uma entrevista.

Disponível: http://youtu.be/IcyZC34q_qU


http://youtu.be/IcyZC34q_qU

Nenhum comentário: