Hoje, um problema sério é a postura dos jovens frente a uma entrevista de emprego/estágio. A ausência de um vocabulário adequado para a ocasião é fato, infelizmente.
Trabalhar a linguagem oral na sala de aula é imperativo, sempre. A geração "tipo assim" precisa saber usar um vocabulário adequado, bem como, a língua padrão.
Aqui, apresento a você, professor, duas sugestões de entrevistas por Roberto Justus para trabalhar esse gênero. Ele ensina o que deve fazer/saber/comportar numa entrevista de estágio. Trabalhar esse gênero textual em sala de aula para que os alunos possam ver, na prática a partir dos vídeos, como se comportar nessa situação e o que o mercado exige dos candidatos.
Aqui, apresento a você, professor, duas sugestões de entrevistas por Roberto Justus para trabalhar esse gênero. Ele ensina o que deve fazer/saber/comportar numa entrevista de estágio. Trabalhar esse gênero textual em sala de aula para que os alunos possam ver, na prática a partir dos vídeos, como se comportar nessa situação e o que o mercado exige dos candidatos.
Sugestões de estratégias:
1º - Deixe eles assistirem às entrevistas na íntegra.
2º - Depois, repasse as entrevistas fazendo cortes/paradas para comentar/analisar cada situação/comportamento apresentada(o) pelos candidatos.
3º - Convide uma dupla para simular uma entrevista.
Disponível: http://youtu.be/IcyZC34q_qU
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