quinta-feira, 11 de abril de 2013

ATIVIDADE DE ENSINO & ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO



O que é uma atividade de ensino? O que é uma atividade de avaliação? Quais as diferenças entre as duas?

Uma atividade de avaliação, por exemplo, exige do aluno um trabalho solitário e realmente essa atividade (questão ou íten)  estará avaliando uma habilidade sobre um determinado assunto/conteúdo.

Uma atividade de ensino será o objeto de estudo do professor junto com o aluno (ação conjunta/professor mediador). Exigirá um planejamento com estratégias/técnicas que favoreça a aprendizagem do aluno. Quando o professor tem o objetivo de o aluno aprender a ler, por exemplo,quais serão as ‘ferramentas’ que utilizará para ele(o aluno) aprender?

Ou...quando uma atividade exige do aluno identificar um elemento específico no texto, pressupõe que o professor organizará, antes, uma leitura como pausa protocolada, por exemplo, para que  seu aluno possa compreender realmente o texto. Haverá técnicas/estratégias, como disse, diferenciadas no trabalho com esse texto.

Diante disso, uma atividade de avaliação pode ser transformada em objeto de estudo/ensino e poderá também uma atividade de ensino (coletiva) se transformar em avaliação(solitária). A diferença é a ação que  cada uma dessas atividades exigirá no seu desenvolvimento.

Portanto, como afirma Bolzan[1], "a escola deve apresentar uma aprendizagem com um processo construtivo e orientado, numa visão investigativa"Planejar aulas verdadeiramente críticas e reflexivas com foco na aprendizagem e com a devida preocupação no COMO ensinar.

Abraços a todos e que possamos realmente fazer a diferença na vida educacional dos alunos.




[1] BOLZAN, D. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

Nenhum comentário: