O que é uma atividade
de ensino? O que é uma atividade
de avaliação? Quais as diferenças
entre as duas?
Uma atividade de avaliação, por exemplo,
exige do aluno um trabalho solitário e realmente essa atividade (questão ou íten) estará avaliando uma habilidade sobre um determinado assunto/conteúdo.
Uma atividade de ensino será o objeto de
estudo do professor junto com o aluno (ação conjunta/professor mediador). Exigirá um planejamento com estratégias/técnicas que favoreça a aprendizagem do aluno.
Quando o professor tem o objetivo de o aluno aprender a ler, por exemplo,quais serão as
‘ferramentas’ que utilizará para ele(o aluno) aprender?
Ou...quando uma atividade exige do aluno identificar um elemento específico no texto, pressupõe que o
professor organizará, antes, uma leitura como pausa protocolada, por exemplo, para
que seu aluno possa compreender
realmente o texto. Haverá técnicas/estratégias, como disse, diferenciadas no
trabalho com esse texto.
Diante disso, uma atividade de avaliação pode ser transformada em
objeto de estudo/ensino e poderá também uma atividade de ensino (coletiva) se transformar em avaliação(solitária). A diferença é a ação que cada uma dessas atividades exigirá no seu desenvolvimento.
Portanto, como afirma
Bolzan[1], "a escola deve apresentar uma aprendizagem com um processo construtivo e
orientado, numa visão investigativa". Planejar aulas verdadeiramente críticas e reflexivas com foco na aprendizagem e com a devida preocupação no COMO ensinar.
Abraços a todos e que
possamos realmente fazer a diferença na vida educacional dos alunos.
[1] BOLZAN,
D. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo
conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
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