quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sugestões de atividades- Leitura



1) Leia este trecho do livro Pobre corintiano careca:



“O dia seguinte amanheceu cinzento e chuvoso. José Pedro acordou com a cabeça latejando e um gosto amarelo na boca. Foi correndo ao banheiro e ficou petrificado na frente do espelho. Dona Sueli preparava-se para sair. Mandou o filho tomar duas aspirinas. Disse que estava frio e que o menino não podia ir à escola sem alguma coisa para proteger a cabeça, senão ia piorar do resfriado. Foi até o quarto. Voltou com um velho gorro de lã.”
Ricardo Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 1995. p. 30.
a) O título do livro, do qual você leu um trecho, já fornece informações sobre o personagem principal, José Pedro. O que é possível saber sobre ele?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que classes de palavra possibilitam ao leitor descobrir essas informações?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Resposta                                           

a) É possível saber que ele é torcedor do Corinthians, time de futebol, que está sem cabelos e que deve estar enfrentando situações difíceis na vida que o tornam digno de pena, de compaixão.
b) Principalmente os adjetivos (observar que “pobre” vem anteposto a corintiano; o garoto vive na pobreza, mas o “pobre” anteposto ao nome refere-se a um conjunto de situações constrangedoras que ele está enfrentando).


2) Assinale apenas a alternativa correta.

Em um resumo devemos:
a) copiar trechos do texto original.
b) escrever o texto com as próprias palavras.
c) apresentar um texto longo e fiel ao original.
d) detalhar minuciosamente cada trecho do texto original.

3) Leia a letra da canção:

Homem-aranha
              Jorge Vercilo
Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu herói
Hoje o herói agüenta o peso
Das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê
Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu tô na tua teia.
VERCILO, Jorge. Homem-aranha. CD Perfil, faixa 5. Rio de Janeiro: Som Livre, s.d.

O que podemos entender a partir da leitura dos versos destacados?

a) O super-herói tornou-se humano, não tem mais poderes.
b) A luta diária já é prova do heroísmo de muitos homens.
c) Os heróis de verdade não devem ajudar suas esposas.
d) O amor à primeira vista pode acontecer com qualquer um.

4) Faça um ( X ) nas afirmativas corretas.

O autor de uma reportagem tem o objetivo de:
a) (   x ) pesquisar e investigar o maior número de dados possível sobre o fato.
b) ( x   ) documentar os dados por meio de depoimentos, fotos, documentos etc.
c) (    ) apresentar fatos reais da maneira mais sucinta possível.
d) ( x   ) apurar as origens, as razões e as consequências do fato.

5) Leia um trecho de uma entrevista:

Folha – Aconteceram mortes na sua tribo desde que vocês mudaram para perto dos canamaris?
Sabá – Dois homens e uma mulher. Eles pegaram “torná” [gripe] e saíram andando porque queriam morrer no meio do mato. Morreram no caminho.
                                                                                                                                                                  TRAUMANN, T. No coração...., op. cit., p. 3.
a) Por que você imagina que os indígenas com gripe preferiram morrer sozinhos no meio do mato?
________________________________________________________________________________________
b) Essa atitude também é comum na civilização dos brancos? Explique.
______________________________________________________________________

Resposta                                           
a) Porque não queriam contaminar as demais pessoas da tribo. / Porque não queriam dar trabalho (preocupação) para a sua tribo.
b) Não, essa atitude faz parte da cultura indígena

6) Leia o início de uma entrevista:

Vestindo uma camiseta com a inscrição “Flórida”, um calção e um boné de campanha do governador Amazonino Mendes, o índio Sabá era o cacique da tribo dos tsohom djapás que vivia isolada no rio Curuena.
Em menos de sete anos, perdeu o posto e aprendeu português. Sua tribo deixou a floresta e “vive” ao lado da aldeia dos índios canamaris. “Eles mandam em nós”, definiu Sabá, em entrevista feita longe dos canamaris. (TT)
                                                                                                                                                                          TRAUMANN, T. No coração...., op. cit., p. 3.
Toda entrevista deve ter com um parágrafo introdutório.
a) Qual é a importância desse parágrafo para o leitor?
______________________________________________________________________
b) Na introdução lida acima, o que é possível antecipar em relação à entrevista?
______________________________________________________________________

Resposta                                           
a) Ajuda o leitor a entender o contexto da entrevista.
b) É possível perceber quem é o entrevistado e o que ele pensa.


7) Qual das alternativas abaixo demonstra uma característica própria da reportagem?

a) Apresenta menor extensão e conteúdo.
b) Apresenta uma pesquisa a partir de um fato.
c) Apresenta o fato de forma pouco profunda.
d) Apresenta somente as conseqüências de um fato.

8)Que diferença existe entre uma notícia e uma reportagem?
______________________________________________________________________

Resposta                                           
A notícia apresenta apenas o fato, seus efeitos e conseqüências. A reportagem procura aprofundar-se no assunto, é mais investigativa.
9) Leia:

“Batman” invade Palácio de Buckingham
Ato foi em protesto a decisões judiciais contra pais divorciados; “é embaraçoso”, diz chefe de polícia

a) Qual é o “olho” da notícia?
______________________________________________________________________
b) Que função o “olho” desempenha?
______________________________________________________________________
Resposta                                           
a) Ato foi em protesto a decisões judiciais contra pais divorciados; “é embaraçoso”, diz chefe de polícia.
b) O “olho” serve para dar mais detalhes, mais esclarecimentos sobre o que foi dito no título e para estimular a curiosidade do leitor, levando-o a querer ler a notícia.


10)Que nome recebe o primeiro parágrafo de uma notícia?

a) Olho
b) Manchete
c) Lead
d) Legenda
11)Leia o primeiro parágrafo de uma notícia:

Um árbitro de futebol sul-africano (nome não revelado pela polícia) matou o técnico da equipe Ekuphumuleni durante um jogo amistoso, no sábado, 24. A briga começou quando o juiz marcou um pênalti a favor do Marcselle, a equipe visitante, o que revoltou o outro time. O técnico invadiu o campo e foi atingido no peito por um tiro disparado pelo árbitro, que está foragido.
                                                                                                                                                                                             Revista IstoÉ, 4 ago. 2004. p. 24.

Que informações básicas podemos encontrar logo no primeiro parágrafo de uma notícia?
______________________________________________________________________

Resposta                                           
O que aconteceu, onde e quando o fato aconteceu, quem está envolvido, por que e como ocorreu o fato. Considere as respostas dos alunos caso eles utilizem elementos do parágrafo lido.


12)Que recursos visuais são usados no jornal para atrair o leitor?
______________________________________________________________________

Resposta                                           
Letras em tamanho grande para a manchete, diferentes tipos de letras, fotos, cores, gráficos, quadros, desenhos, símbolos, mapas etc.


13) Um bom leitor de poemas deve:

a) inventar sentidos para as palavras do texto.
b) observar apenas o que está escrito no texto.
c) expressar seu gosto (ou não) pelo texto por escrito.
d) perceber as idéias que estão por trás das palavras.

14)Leia o texto abaixo:

Não!

Miriane de Almeida Fernandes, presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), entidade que mantém 2 500 animais.
         “O simples fato de ver qualquer animal enjaulado já me causa arrepios. Mas os zoológicos são especialmente degradantes, porque sua função nada mais é do que saciar, à custa dos bichos, a satisfação humana. É verdade que, no passado, existiam argumentos duvidosos, mas talvez justificáveis. Com a ausência da televisão, da internet e de outros meios de comunicação, para que as pessoas pudessem conhecer um leão ou um elefante, por exemplo, poderiam fazê-lo apenas visitando um zoológico ou o seu hábitat. Hoje, isso não é mais necessário, pois os meios de comunicação têm fartas matérias que propiciam conhecimento. Por isso, entendo que os zoológicos deveriam ter outras finalidades. 
                                                                             Revista Os Caminhos da Terra para Entender o Mundo. São Paulo: Peixes, abr. 2004, ano XII, n. 144, p.
Qual é o objetivo do texto lido?
a) Divertir
b) Informar
c) Opinar
d) Instruir


15)Leia o texto abaixo:

* Saiba um pouco mais sobre os beija-flores

Os beija-flores se alimentam do néctar das flores e são atraídos por elas pelas cores. Ao sugar-lhes o néctar, ficam com o bico carregado do pólen das flores. Desse modo, transportam o pólen do aparelho reprodutor masculino da planta para o aparelho reprodutor feminino. Assim, a flor fornece alimento ao beija-flor, e ele se constitui no principal agente da sua fecundação.
Essa relação, que em Ciências é chamada de mutualismo, possibilita o equilíbrio no ecossistema.

De acordo com o texto:

a) Beija-flores aproximam-se das flores apenas para espalhar o pólen.
b) A relação entre as flores e beija-flores é de ajuda mútua.
c) As flores ajudam os beija-flores a se reproduzirem.
d) Os beija-flores contribuem para a alimentação das flores.

17)Leia o poema de José Paulo Paes:

Mistério de amor
É o beija-flor
que beija a flor
ou é a flor
que beija o beija-flor?
                                        PAES, José Paulo. Mistério de amor. Olha o bicho. 11. ed. Ilust. de Rubens Matuck. São Paulo: Ática, 2003.

Qual é a relação entre o título e os versos do poema?
______________________________________________________________________
Resposta                                           
Os versos do poema propõem uma questão sentimental que, em princípio, não tem resposta; portanto, é ainda um mistério de amor.
16)O título de uma notícia pode nos dar pistas sobre o que será mostrado no texto. Leia:

                                            PRÉDIO VIRA ARMADILHA

a) O texto da notícia trará um posicionamento positivo ou negativo sobre o prédio?
______________________________________________________________________

b) Em que você se baseou para responder a pergunta anterior?
______________________________________________________________________
Resposta                                           
a) Negativo.
b) Na palavra “armadilha”.
Professor, se julgar necessário, ajude o aluno a inferir que “armadilha”, em geral, lembra algo ruim.


17) Leia:

“— Ui! que veio o senhor fazer aqui? Perguntou-me trêmula, empalidecendo.
— Dizer-te que te amo loucamente e que não sei continuar a viver sem ti!”
AZEVEDO, Aluísio. Aos vinte anos. In: ANDRADE, Mário de e outros. Contos. 16. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 54-9 (Série Para Gostar de Ler, v. 10).

O elemento coesivo em destaque acima demonstra:

a) alternância de ideias.
b) oposição de ideias.
c) adição de ideias.
d) conclusão de ideias.


18) Que gêneros de texto podem apresentar as três sequencias discursivas (narrativa, descritiva e conversacional)?

a) romance, fábula, conto
b) reportagem, notícia, editorial
c) bula, receita, manual de instrução
d) ata, requerimento, procuração

19)Leia uma estrofe da letra da música “Tempo rei”, de Gilberto Gil:

“Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei”

A quem se referem às formas verbais “transformai”, “ensinai” e “socorrei”?
______________________________________________________________________
Resposta                                           
transformai e ensinai: ao tempo rei; e socorrei: Mãe Senhora do Perpétuo


20)Leia uma estrofe da letra da música “Tempo rei”, de Gilberto Gil:

“Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei”

Nessa estrofe, o eu poético faz um apelo. Quais são as ações enfatizadas por esse eu poético?
______________________________________________________________________
Resposta                                           
Transformar, ensinar, socorrer.


Fonte: Portal Pedagógico Editora Ática

Nenhum comentário: