Há poucos dias, postei aqui no blog um vídeo intitulado Vida Maria, o sonho sobrepondo a realidade. Lendo alguns textos e atividades da educadora Carla Coscarelli, encontro uma atividade referente ao vídeo, muito interessante.
Assim, segue a atividade para você professor(a). Bom trabalho!
Vida Maria
Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, dirigido e
produzido por Márcio Ramos e disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=bXZr-4m-3sY&feature=related
, (e neste blog) e repare nos seguintes aspectos:
1- Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos
do vídeo te ajudaram a descobrir isso?
2-Como o cinegrafista / diretor marca a passagem do
tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
3-Compare o início do filme ao seu final. O que há de
comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?
Depois de assistir ao vídeo, discuta com seus colegas
as respostas que vocês encontraram para as perguntas acima.
Discuta também com eles as seguintes questões:
4- O vídeo tem duração de 8 minutos e 35 segundos, mas
quanto tempo se passa na vida das personagens?
5-No início do curta, a mãe diz: “Em vez de ficar
perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela,
desenhar o nome é perda de tempo?
6-A expressão “desenhar o nome”, no curta, pode ser uma
metonímia de quê? Explique.
7-Para você, por que a mãe usa essa expressão?
8- Qual a mensagem que pretendeu passar o produtor, com o
passar das folhas do caderno ao final do curta? Porque o foco no final do vídeo
vai para o caderno?
9- As Marias da família retratada no curta já têm uma vida
pré-destinada. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta
baseando-se nas estratégias cinematográficas de que o produtor se utilizou para
denotar este efeito (o da predestinação).
10- Por que o curta
tem o título: “Vida Maria”? Que outro título poderia ser dado a ele?
(Atividade elaborada por Carla Coscarelli)
Professor(a), caso queira o gabarito dessa atividade, favor enviar o seu pedido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário