segunda-feira, 20 de maio de 2013

ATIVIDADE DE ENSINO: Publicidade e ´Propaganda



Vivemos “bombardeados” por publicidade e propagandas. No entanto, qual é a diferença entre elas?

VEJAMOS:

PROPAGANDA: é a propagação de ideias, sem finalidade comercial/lucrativa. Ela tende a influenciar o homem com o objetivo cívico, político e religioso.
Eis um exemplo:

https://www.google.com/imagens

PUBLICIDADE: é a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o a ação. É persuasiva com o objetivo de obter lucro através da atividade comercial. Algumas delas com qualidade significativa  que trazem realmente uma mensagem e outras inconvenientes, sem conteúdo, enganosas e, às vezes, maliciosas. Eis um exemplo:



Analise como é veiculada a imagem da criança! Sem cometários, aqui, para essa publicidade!!! 

Diante disso, é conveniente trabalhar com os alunos as diferentes ideias implícitas e explícitas das propagandas e publicidades. Nesta era em que a maioria dos alunos está conectada a inúmeros e diferentes tipos de textos midiáticos, por mais que alguns não tenham a liberdade para comprar, influenciam seus pais a comprar por eles. Assim, precisam saber ler de forma crítica e reflexiva esses textos.

Que tal planejar aulas para trabalhar esse assunto?

Como sugestão para iniciar esse trabalho, apresento-lhe um vídeo comercial, mas que traz, também, uma impecável mensagem (claro que isso é muito subjetivo!)!

****
O vídeo a seguir é da "Dove Verdadeiro Sketches Beauty". Para compreendê-lo leia o texto a seguir:
"O vídeo mostra uma série de mulheres que são convidadas a descrever a forma como elas se olham para um ex-artista forense. Ele era incapaz de vê-las, pois havia uma cortina entre eles e, em seguida, levou-as a falar o pormenor de tudo: o comprimento do cabelo, a estrutura facial, suas características mais proeminentes. Ele, então, esboçou cada participante a partir de sua auto-descrição.

Cada mulher foi convidada, antes do estudo, a conhecer uma das outras participantes. O artista forense, em seguida, pediu a cada mulher para descrever o rosto da outra. As diferenças são notáveis."
                                         (Fonte: http://mashable.com/2013/05/20/dove-ad-most-watche/)

Veja e observe:  

 Além da proposta inicial, você professor (a) poderá fazer um trabalho, também, sobre a beleza de cada um(autoestima).Fica a sugestão!!

Outra sugestão:
Acesse o link abaixo e tenha um plano de aula sobre: "Outdoor: convencer em poucas palavras".

Bom trabalho!

Nenhum comentário: