Encontro de Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa
6º ao 9º ano- junho/2013
“A colheita é coletiva, mas o capinar é
individual”.
Guimarães Rosa
Chegamos ao final de mais uma Formação Continuada!
Colhemos muitos frutos simbólicos nessa Formação: amigos, sorrisos,
angústias, saberes, inquietações...”a
colheita foi coletiva, mas o capinar é individual”. Será, na sua sala de aula,
professor(a) que a história realmente ganhará o clímax. O (A) protagonista da
aventura do dia a dia, na da sala de aula (barrulhenta, animada, silenciosa,
alegre...), será você.
Tivemos,
nos dois dias de Formação, um tempo de “nós”, agora, é a hora do “eu” agir, há um
“capinar”, um investimento que cabe somente a você, “o tempo de travessia”. No
entanto, não medirei esforços para auxiliá-lo(a) no que for necessário.
O
bom professor,
como já disse, é aquele que vai além dos conteúdos. Aquele que tem
consciência dos seus saberes e do seu papel social. Recorro. também, a uma
carta, para confirmar a importância do nosso papel de docentes:
“Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que
nenhuma pessoa devia presenciar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustrados,
crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortos por enfermeiras
treinadas. Mulheres e bebês mortos por ginasianos e universitários. Assim
desconfio da Educação. Meu pedido é o seguinte: ajudem a seus discípulos a
serem humanos. Os seus esforços nunca deverão produzir monstros cultos,
psicopatas hábeis e instruídos. Ler e escrever, saber História e Aritmética só
são importantes se servirem para tornar os nossos estudantes mais humanos”.
(Carta de um sobrevivente – BOLSANELLO, 1986)
Agradeço-lhe
os momentos de travessia, de diálogos, de companhia, de troca,de reflexão, de alegria
e de aprendizagem.
Abraços,
Profª Sônia Silveira
Analista Pedagógica
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No Caminho da Literatura
É notório que os livros didáticos
não dão a merecida atenção ao ensino da Literatura. Encontramos, nos livros
didáticos do ensino fundamental, textos literários do início ao fim, no entanto
não há um trabalho para investigar qual a natureza e a função da literatura.
É importante que o trabalho com a literatura
proporcione aos alunos uma perceptibilidade do que faz um texto ser literário e
quais as suas características. Esse olhar só será possível se ele (o aluno)
tiver familiaridade com esse tipo de leitura.
Alguns itens importantes para trabalhar a Literatura:
- Primeiro, é necessário começar com a leitura do texto. A sensibilização
com o texto literário precede a qualquer estudo teórico. Ademais, não se ater, nem fazer os alunos decorarem nomes, datas e
características.
ü As aulas de
Literatura poderão ser uma vez por semana. Estabeleça um horário definido. Peça
para que marquem no horário, com caderno destinado para esse fim. Dessa forma, o
dia da aula se tornará uma rotina. Planeje e verifique o número de aulas e
distribua os conteúdos/assuntos.
- Marque,
bimestralmente, declamação de poemas, com valor destinado para esse fim ou
teatro. Escolha sempre um (a) autor (a) e o mínimo de estrofes (4 estrofes)
para declamar. Ensine ao aluno como declamar: o cuidado com a voz, a tonalidade, postura...No dia da declamação, cada aluno ou dupla fazer um cartaz
informativo sobre o autor. Quando estudar a narração, os alunos poderão fazer
contação de histórias ou representá-la.
-As produções
literárias não poderão ser pretexto para trabalhar a gramática. As correções
devem ser feitas, mas não podem ser foco de estudo nesse momento. Correções à
tinta(azul).
-Ninguém melhor
que você professor (a) para conhecer a sua classe, sendo assim, para
indicar uma obra literária é necessário considerar o grau de maturidade biológica
e leitora dos alunos. E outro fator muito importante: você deverá ter lido ou
ler a obra antes dos alunos.
Algumas sugestões de leitura literária:
6º ano
1- Rick e a Girafa, de Carlos Drummond de Andrade. O livro permite que sejam trabalhados elementos da
narrativa dentro do gênero conto. Ao mesmo tempo, o aluno entra em contato com
um importante escritor da tradição literária brasileira que, apesar de não ser
um autor contemporâneo, mantémsua atualidade e, via humor, atrai o público
infantil.
2- A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos. A obra repete Rick
e a girafa no sentido da
tradição e da atualidade. A novela de Graciliano Ramos permite questionar o
preconceito e a opressão via elementos da narrativa. Mais especificamente, a
ausência de voz de Raimundo é figurada, no início, pelo emprego do discurso
indireto. Conforme o protagonista entra em Tatipirum, o discurso indireto dá
lugar ao direto, figurando o sentimento de estar entre iguais.linda a história
e meus alunos gostaram muito!
3- A Chave do Tamanho- Monteiro Lobato -
Monteiro Lobato precisa ser lido porque é muito importante para a literatura
infanto-juvenil. Essa obra é pertinente porque defende a paz e a boa
convivência.
4- Aprendiz de inventor, João Carrascoza.
Este livro de aventura desperta a criatividade dos alunos ao apresentar um
monte de invenções “maluquinhas”. Após a leitura, proponha que o jovem invente
alguma coisa.
5- O Príncipe e o Mendigo,
Mark Twain. Este
livro amplia a visão de mundo do jovem ao retratar diferenças sociais e
ideológicas. Os alunos ainda não compreendem tudo e não têm uma noção geral,
mas já dá para instigá-los. Mas é importante contextualizar o livro,
explicando, por exemplo, sobre a época em que se passa a história.
6- Coleção para gostar de ler. Volume 6,vários
autores. É uma boa obra poética, porque traz poemas de quatro autores que
possuem estilos diferentes. Para aprender a gostar de poesia. Se preferir,
quando estiver estudando poesia com alunos, faça abertura da aula com você
professor lendo poesia para os alunos.
7- Outras sugestões:
- Fugindo
de casa Autora:Dias-Beck, Suzana
-- O menino do dedo
verde Autor:Druon, Maurice
- O
mistério da casa verde Autor:Scliar, Moacir
-Mistério
em Veneza Autor:Brezina, Thomas
- A
vingança da cobra Autor:Bagno, Marcos
-Beleza mágica - Brezina, Thomas
- Bisa Bia, Bisa Bel - Machado, Ana Maria
- A bolsa amarela - Nunes, Lygia Bojunga
- A chave de casa - Jaf, Ivan
- Dom Quixote - Cervantes, Miguel de
7º ano
1-
Os
deuses do Olimpo, Menelaos
Stephanides. É uma verdadeira viagem ao fascinante mundo da mitologia grega
para apresentar aos alunos a história de cada um dos 12 deuses do Olimpo.
2-
As
viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Editora Ática. Adaptação do
clássico que narra a viagem de Gulliver por terras distantes e diferentes. Por
trás da “inocente” história, o autor satiriza as sociedades inglesa e francesa
da época.
3-
Comédias para se ler na escola. Luís Fernando Veríssimo. Para entrar em contato
com textos de um dos melhores cronistas brasileiros. São textos gostosos de
ler, todos com muita qualidade. Além disso, os temas têm a ver com o dia a dia
do estudante e também servem pra matar as saudades de quem já deixou a escola.
4-
O Nariz, de Luís Fernando Veríssimo - A
obra permite ao professor trabalhar as relações entre literatura e sociedade
dentro do gênero Crônica. Pelo fato de as crônicas do livro se referirem à
década de 70, é possível trabalhar, inclusive junto à professora de História, o
contexto da ditadura militar no Brasil. A aparente simplicidade e do senso de
humor das crônicas contribuem para o interesse dos alunos. Ao mesmo tempo são
textos sofisticados que permitem boas análises literárias.
5-
Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe - Livro
apresenta aos estudantes um grande nome da literatura mundial. Seus leitores
são conduzidos ao universo da narrativa fantástica por meio de contos
extremamente envolventes.
6-
O escaravelho do diabo Autora:Almeida, Lúcia Machado de
7-
O enigma do autódromo de
Interlagos - Carr,
Stella
8- Eu, detetive; o caso do sumiço - Ribeiro, Laís Car / Carr,
Stella
9- O medo e a ternura- Pedro Bandeira
10- O diário (nem sempre) secreto de
Pedro- Telma
Guimarães
ð
Autores com histórias fascinantes e que os
alunos gostam muito – 7º, 8º e 9º anos: Pedro Bandeira, Marcos Rey, Stella Carr,
Telma Guimarães entre outros.
8º ano
1-
Contos
de terror, de mistério e de morte, Edgar Allan Poe. Poe é um dos grandes mestres dos
contos de mistério e de terror. Os alunos costumam gostar demais, sobretudo os
meninos, que se lembram dos gêneros lidos na infância.
2-
O
menino do pijama listrado, de John Boyne. Editora Companhia das letras. No
meio do Holocausto, nasce uma bela e forte amizade entre uma criança alemã e
uma judia. É a história do nazismo vista por um viés doce e terno. Emocionante
e imperdível.
3-
Frankenstein, de
Mary Shelley.Um clássico necessário, ainda mais agora, com as últimas
discussões a respeito do surgimento do homem e dos avanços da ciência na
criação da vida. A história da criatura feita de pedaços humanos é uma alegoria
a questões filosóficas e éticas
4-
Otelo, de
Shakespeare. Um clássico importante da literatura universal, adaptado em uma
linguagem acessível ao público jovem. Ler Shakespeare, grande nome da
literatura e do teatro inglês, é mais do que necessário. Escrito em 1604 a obra
continua atual ao discutir as fraquezas humanas, como a inveja, o ciúme e a
vingança.
5-
O
assassinato de Roger Ackroyd. Esse livro de suspense, considerado uma
literatura mais popular, é uma ótima opção para o início do ano. As pessoas não
conseguem parar de ler porque querem descobrir logo quem é o assassino. Geralmente,
quem lê este, acaba comprando outros, como O Caso dos Dez Negrinhos e O
Assassinato no Expresso do Oriente, da mesma autora.
6-
Laços de Família,
de Clarice Lispector-Por meio dos contos da escritora
brasileira, a turma vai explorar a diferença entre o ponto de vista de um
narrador em 3ª pessoa e o ponto de vista das personagens da trama narrativa.
Outras
sugestões:
- Pássaros selvagens. : Leal, Jose
Carlos (Adoro esse livro.
Sugiro o professor ler, caso não o conheça, pois depende da maturidade dos alunos para entender os conflitos do jovem
protagonista)
- O escaravelho do diabo Autora:Almeida, Lúcia Machado de
- O enigma do autódromo de
Interlagos - Carr,
Stella
- Eu, detetive; o caso do sumiço - Ribeiro, Laís Car / Carr,
Stella
- O medo e a ternura- Pedro Bandeira
- Dom Quixote – Miguel de Cervantes
9º ano
- Pássaros selvagens. Leal, Jose
Carlos (Adoro esse livro. Sugiro ao professor: ler, caso não o conheça, pois
depende da maturidade dos alunos para entender os conflitos do jovem
protagonista)
- Contos de Machado de Assis. Esse
é um trabalho de preparação importante para entender o estilo de Machado - como
as digressões (flashbacks), que ele usa bastante e que costumam confundir os
estudantes. Em A Cartomante, O Espelho e O Alienista, o autor trata de temas essencialmente
humanos, como as relações afetivas e sua ambiguidade e o poder das instituições
sobre os indivíduos.
- Depois daquela viagem. Valéria Piassa
Polizzi Esta história real foi escrita por uma jovem que contraiu AIDS em sua
primeira transa. O livro trata de um tema pesado, mas com uma linguagem
agradável.
- Capitães de areia. Jorge Amado. O livro trata o
amor de forma poética e infantil. A obra tem como temática principal as
injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos
reais.
- O auto da barca do inferno, de Gil
Vicente. Essa peça teatral, pertencente ao Humanismo português, é uma
obra-prima. Os versos, escritos em linguagem coloquial, fazem uma sátira de
costumes. Gil Vicente definia sua obra como um “auto de moralidade”. Os alunos
poderão encenar essa história.
- O
Caçador de Pipas,
de Khaled Hosseini . Essa obra divide com o jovem leitor brasileiro uma cultura
muito diferente da sua, além de fazer um retrato histórico do Afeganistão nas
últimas décadas. Além disso, é, sem dúvida, uma história inesquecível de
amizade, culpa e expiação.
- O velho e o mar, de Ernest Hemingway. Último
romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja escrita é marcada
pela brevidade e precisão. O livro, que narra a luta de um velho pescador em
busca de um peixe gigante, foi premiado em 1952 com o Pulitzer e em 1954 com o
Prêmio Nobel.
- Os Ratos, de Dyonelio Machado – Uma história
fascinante. Há na obra uma cruel crítica à maneira como o dinheiro acabou se
tornando a mola propulsora das relações sociais, comandando a respeitabilidade,
a ética, a dignidade e até injusta e facilmente, quando não arbitrária e
despoticamente, degradando-as, detonando-as. Em suma, todos esses aspectos
fazem de Os Ratos uma das obras mais nobres de nossa
literatura.
- A Metamorfose, de Franz Kafka- Convide
seus alunos para mergulhar na narrativa kafkiana
e conhecer as características básicas da obra do novelista. Atenção: essa leitura depende da “maturidade
leitora” da classe.
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