segunda-feira, 8 de julho de 2013

Encontro de Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa 
 6º ao 9º ano- junho/2013

“A colheita é coletiva, mas o capinar é individual”.
Guimarães Rosa


Chegamos ao final de mais uma Formação Continuada!

Colhemos muitos frutos simbólicos nessa Formação: amigos, sorrisos, angústias, saberes,  inquietações...”a colheita foi coletiva, mas o capinar é individual”. Será, na sua sala de aula, professor(a) que a história realmente ganhará o clímax. O (A) protagonista da aventura do dia a dia, na da sala de aula (barrulhenta, animada, silenciosa, alegre...), será você.

Tivemos, nos dois dias de Formação, um tempo de “nós”, agora, é a hora do “eu” agir, há um “capinar”, um investimento que cabe somente a você, “o tempo de travessia”. No entanto, não medirei esforços para auxiliá-lo(a) no que for necessário.

O bom professor, como já disse, é aquele que vai além dos conteúdos. Aquele que tem consciência dos seus saberes e do seu papel social. Recorro. também, a uma carta, para confirmar a importância do nosso papel de docentes:

“Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhuma pessoa devia presenciar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustrados, crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês mortos por ginasianos e universitários. Assim desconfio da Educação. Meu pedido é o seguinte: ajudem a seus discípulos a serem humanos. Os seus esforços nunca deverão produzir monstros cultos, psicopatas hábeis e instruídos. Ler e escrever, saber História e Aritmética só são importantes se servirem para tornar os nossos estudantes mais humanos”.
(Carta de um sobrevivente – BOLSANELLO, 1986)

Agradeço-lhe os momentos de travessia, de diálogos, de companhia, de troca,de reflexão, de alegria e de aprendizagem.

Abraços,

Profª Sônia Silveira
Analista Pedagógica


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No Caminho da Literatura

É notório que os livros didáticos não dão a merecida atenção ao ensino da Literatura. Encontramos, nos livros didáticos do ensino fundamental, textos literários do início ao fim, no entanto não há um trabalho para investigar qual a natureza e a função da literatura.

É importante que o trabalho com a literatura proporcione aos alunos uma perceptibilidade do que faz um texto ser literário e quais as suas características. Esse olhar só será possível se ele (o aluno) tiver familiaridade com esse tipo de leitura.

Alguns itens importantes para trabalhar a Literatura:

- Primeiro, é necessário começar com a leitura do texto. A sensibilização com o texto literário precede a qualquer estudo teórico. Ademais, não se ater, nem fazer os alunos decorarem nomes, datas e características.
ü As aulas de Literatura poderão ser uma vez por semana. Estabeleça um horário definido. Peça para que marquem no horário, com caderno destinado para esse fim. Dessa forma, o dia da aula se tornará uma rotina. Planeje e verifique o número de aulas e distribua os conteúdos/assuntos.

- Marque, bimestralmente, declamação de poemas, com valor destinado para esse fim ou teatro. Escolha sempre um (a) autor (a) e o mínimo de estrofes (4 estrofes) para declamar. Ensine ao aluno como declamar: o cuidado com a voz, a tonalidade, postura...No dia da declamação, cada aluno ou dupla fazer um cartaz informativo sobre o autor. Quando estudar a narração, os alunos poderão fazer contação de histórias ou representá-la.


-As produções literárias não poderão ser pretexto para trabalhar a gramática. As correções devem ser feitas, mas não podem ser foco de estudo nesse momento. Correções à tinta(azul).

-Ninguém melhor que você professor (a) para conhecer a sua classe, sendo assim, para  indicar uma obra literária é necessário considerar o grau de maturidade biológica e leitora dos alunos. E outro fator muito importante: você deverá ter lido ou ler a obra antes dos alunos.

Algumas sugestões de leitura literária:

6º ano

1-      Rick e a Girafa, de Carlos Drummond de Andrade. O livro permite que sejam trabalhados elementos da narrativa dentro do gênero conto. Ao mesmo tempo, o aluno entra em contato com um importante escritor da tradição literária brasileira que, apesar de não ser um autor contemporâneo, mantémsua atualidade e, via humor, atrai o público infantil.

2-      A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos. A obra repete Rick e a girafa no sentido da tradição e da atualidade. A novela de Graciliano Ramos permite questionar o preconceito e a opressão via elementos da narrativa. Mais especificamente, a ausência de voz de Raimundo é figurada, no início, pelo emprego do discurso indireto. Conforme o protagonista entra em Tatipirum, o discurso indireto dá lugar ao direto, figurando o sentimento de estar entre iguais.linda a história e meus alunos gostaram muito!

3-      A Chave do Tamanho- Monteiro Lobato - Monteiro Lobato precisa ser lido porque é muito importante para a literatura infanto-juvenil. Essa obra é pertinente porque defende a paz e a boa convivência.

4-      Aprendiz de inventor, João Carrascoza. Este livro de aventura desperta a criatividade dos alunos ao apresentar um monte de invenções “maluquinhas”. Após a leitura, proponha que o jovem invente alguma coisa.

5-      O Príncipe e o Mendigo, Mark Twain. Este livro amplia a visão de mundo do jovem ao retratar diferenças sociais e ideológicas. Os alunos ainda não compreendem tudo e não têm uma noção geral, mas já dá para instigá-los. Mas é importante contextualizar o livro, explicando, por exemplo, sobre a época em que se passa a história.

6-      Coleção para gostar de ler. Volume 6,vários autores. É uma boa obra poética, porque traz poemas de quatro autores que possuem estilos diferentes. Para aprender a gostar de poesia. Se preferir, quando estiver estudando poesia com alunos, faça abertura da aula com você professor lendo poesia para os alunos.

7-      Outras sugestões:
- Fugindo de casa  Autora:Dias-Beck, Suzana
-- O menino do dedo verde   Autor:Druon, Maurice
- O mistério da casa verde   Autor:Scliar, Moacir
-Mistério em Veneza    Autor:Brezina, Thomas
- A vingança da cobra   Autor:Bagno, Marcos
-Beleza mágica - Brezina, Thomas
- Bisa Bia, Bisa Bel - Machado, Ana Maria
- A bolsa amarela - Nunes, Lygia Bojunga
- A chave de casa - Jaf, Ivan
- Dom Quixote - Cervantes, Miguel de

                                            7º ano

1-      Os deuses do Olimpo,  Menelaos Stephanides. É uma verdadeira viagem ao fascinante mundo da mitologia grega para apresentar aos alunos a história de cada um dos 12 deuses do Olimpo.
2-      As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Editora Ática. Adaptação do clássico que narra a viagem de Gulliver por terras distantes e diferentes. Por trás da “inocente” história, o autor satiriza as sociedades inglesa e francesa da época.
3-      Comédias para se ler na escola. Luís Fernando Veríssimo. Para entrar em contato com textos de um dos melhores cronistas brasileiros. São textos gostosos de ler, todos com muita qualidade. Além disso, os temas têm a ver com o dia a dia do estudante e também servem pra matar as saudades de quem já deixou a escola.
4-      O Nariz, de Luís Fernando Veríssimo - A obra permite ao professor trabalhar as relações entre literatura e sociedade dentro do gênero Crônica. Pelo fato de as crônicas do livro se referirem à década de 70, é possível trabalhar, inclusive junto à professora de História, o contexto da ditadura militar no Brasil. A aparente simplicidade e do senso de humor das crônicas contribuem para o interesse dos alunos. Ao mesmo tempo são textos sofisticados que permitem boas análises literárias.
5-      Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe - Livro apresenta aos estudantes um grande nome da literatura mundial. Seus leitores são conduzidos ao universo da narrativa fantástica por meio de contos extremamente envolventes.
6-      O escaravelho do diabo  Autora:Almeida, Lúcia Machado de
7-      O enigma do autódromo de Interlagos - Carr, Stella
8- Eu, detetive; o caso do sumiço - Ribeiro, Laís Car / Carr, Stella
9- O medo e a ternura- Pedro Bandeira
10- O diário (nem sempre) secreto de Pedro- Telma Guimarães
ð  Autores  com histórias fascinantes e que os alunos  gostam muito – 7º, 8º e 9º anos: Pedro Bandeira, Marcos Rey, Stella Carr, Telma Guimarães entre outros.
                   
                                            8º ano

1-      Contos de terror, de mistério e de morte, Edgar Allan Poe. Poe é um dos grandes mestres dos contos de mistério e de terror. Os alunos costumam gostar demais, sobretudo os meninos, que se lembram dos gêneros lidos na infância.
2-      O menino do pijama listrado, de John Boyne. Editora Companhia das letras. No meio do Holocausto, nasce uma bela e forte amizade entre uma criança alemã e uma judia. É a história do nazismo vista por um viés doce e terno. Emocionante e imperdível.
3-      Frankenstein, de Mary Shelley.Um clássico necessário, ainda mais agora, com as últimas discussões a respeito do surgimento do homem e dos avanços da ciência na criação da vida. A história da criatura feita de pedaços humanos é uma alegoria a questões filosóficas e éticas
4-      Otelo, de Shakespeare. Um clássico importante da literatura universal, adaptado em uma linguagem acessível ao público jovem. Ler Shakespeare, grande nome da literatura e do teatro inglês, é mais do que necessário. Escrito em 1604 a obra continua atual ao discutir as fraquezas humanas, como a inveja, o ciúme e a vingança.
5-      O assassinato de Roger Ackroyd. Esse livro de suspense, considerado uma literatura mais popular, é uma ótima opção para o início do ano. As pessoas não conseguem parar de ler porque querem descobrir logo quem é o assassino. Geralmente, quem lê este, acaba comprando outros, como O Caso dos Dez Negrinhos e O Assassinato no Expresso do Oriente, da mesma autora.
6-      Laços de Família, de Clarice Lispector-Por meio dos contos da escritora brasileira, a turma vai explorar a diferença entre o ponto de vista de um narrador em 3ª pessoa e o ponto de vista das personagens da trama narrativa.

Outras sugestões:

Pássaros selvagens.Leal, Jose Carlos  (Adoro esse livro. Sugiro o professor ler, caso não o conheça, pois depende da maturidade dos alunos para entender os conflitos do jovem protagonista)
-  O escaravelho do diabo  Autora:Almeida, Lúcia Machado de
O enigma do autódromo de Interlagos - Carr, Stella
Eu, detetive; o caso do sumiço - Ribeiro, Laís Car / Carr, Stella
O medo e a ternura- Pedro Bandeira
Dom Quixote – Miguel de Cervantes

                                        9º ano

Pássaros selvagens. Leal, Jose Carlos  (Adoro esse livro. Sugiro ao professor: ler, caso não o conheça, pois depende da maturidade dos alunos para entender os conflitos do jovem protagonista)

Contos de Machado de Assis. Esse é um trabalho de preparação importante para entender o estilo de Machado - como as digressões (flashbacks), que ele usa bastante e que costumam confundir os estudantes. Em A Cartomante, O Espelho e O Alienista, o autor trata de temas essencialmente humanos, como as relações afetivas e sua ambiguidade e o poder das instituições sobre os indivíduos. 

Depois daquela viagem. Valéria Piassa Polizzi Esta história real foi escrita por uma jovem que contraiu AIDS em sua primeira transa. O livro trata de um tema pesado, mas com uma linguagem agradável.
Capitães de areia. Jorge Amado. O livro trata o amor de forma poética e infantil. A obra tem como temática principal as injustiças sociais. A história do bando de meninos de rua foi baseada em fatos reais.

O auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Essa peça teatral, pertencente ao Humanismo português, é uma obra-prima. Os versos, escritos em linguagem coloquial, fazem uma sátira de costumes. Gil Vicente definia sua obra como um “auto de moralidade”. Os alunos poderão encenar essa história.

O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini . Essa obra divide com o jovem leitor brasileiro uma cultura muito diferente da sua, além de fazer um retrato histórico do Afeganistão nas últimas décadas. Além disso, é, sem dúvida, uma história inesquecível de amizade, culpa e expiação.

- O velho e o mar, de Ernest Hemingway. Último romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja escrita é marcada pela brevidade e precisão. O livro, que narra a luta de um velho pescador em busca de um peixe gigante, foi premiado em 1952 com o Pulitzer e em 1954 com o Prêmio Nobel.

Os Ratos, de Dyonelio Machado Uma história fascinante. Há na obra uma cruel crítica à maneira como o dinheiro acabou se tornando a mola propulsora das relações sociais, comandando a respeitabilidade, a ética, a dignidade e até injusta e facilmente, quando não arbitrária e despoticamente, degradando-as, detonando-as. Em suma, todos esses aspectos fazem de Os Ratos uma das obras mais nobres de nossa literatura.

A Metamorfose, de Franz Kafka- Convide seus alunos para mergulhar na narrativa kafkiana e conhecer as características básicas da obra do novelista. Atenção: essa leitura depende da “maturidade leitora” da classe.

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