Matriz de Referência – SIMAVE/PROEB
Língua Portuguesa – 9º Ano do
Ensino Fundamental – TÓPICOS e seus DESCRITORES
|
|
I –
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
|
|
D1
|
Identificar um tema ou o sentido global de
um texto
|
D2
|
Localizar informações explícitas em
um texto.
|
D3
|
Inferir informações implícitas em um
texto.
|
D5
|
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
|
D10
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
II
– IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA
COMPREENSÃO DO TEXTO
|
|
D6
|
Identificar o gênero de um texto.
|
D7
|
Identificar a função de textos de
diferentes gêneros.
|
D8
|
Interpretar texto que conjuga
linguagem verbal e não-verbal.
|
III
– RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
|
|
D18
|
Reconhecer posições distintas entre
duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
|
D20
|
Reconhecer diferentes formas de
abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
|
IV – COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
|
|
D11
|
Reconhecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
etc.
|
D12
|
Estabelecer a relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
D15
|
Estabelecer a relações entre partes
de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para
sua continuidade.
|
D16
|
Estabelecer as relações entre partes
de um texto
a partir de
mecanismos de concordância verbal
e nominal
|
D19
|
Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que compõem a narrativa
|
D14
|
Identificar a tese de um texto.
|
D26
|
Estabelecer relações entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
D27
|
Diferenciar as partes principais das
secundárias em um texto.
|
V – RELAÇÕES
ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
|
D23
|
Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos.
|
D28
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão
|
D21
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
|
D25
|
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
|
VI – VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA
|
|
D13
|
Identificar marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
|
Aqui, postarei informações, sugestões de atividades, curiosidades, provas... Assim,meu objetivo é colaborar com a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Arte, Línguas Estrangeiras, Geografia, Filosofia... Seja bem-vindo(a)!
quinta-feira, 28 de março de 2013
MATRIZ DE REFERÊNCIA - LÍNGUA PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário