quinta-feira, 28 de março de 2013

MATRIZ DE REFERÊNCIA - LÍNGUA PORTUGUESA


 Matriz de Referência – SIMAVE/PROEB
Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental – TÓPICOS e seus DESCRITORES
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA                                                                                                                                
D1
 Identificar um tema ou o sentido global de um texto
D2
Localizar informações explícitas em um texto. 
D3
Inferir informações implícitas em um texto.
D5
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
D10
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6
Identificar o gênero de um texto.
D7
Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8
Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D18
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.  
D20
Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D12
Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15
Estabelecer a relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
D16
Estabelecer as relações entre  partes  de  um  texto  a  partir  de  mecanismos  de  concordância  verbal  e nominal
D19
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa 
D14
Identificar a tese de um texto.
D26
Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D27
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
D28
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão
D21
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. 
D25
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

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