quarta-feira, 20 de março de 2013



Atividades Ortográficas

Divisão silábica

Não se separam:

1. As letras com que representamos os dígrafos ch, lh e nh:  cha-ma, ma-lha, ma-nhã, a-char, fi-lho, a-ma-nhe-cer;
2. Os encontros consonantais que iniciam sílaba: a-blu-ção, cla-va, re-gra, a-bran-dar, dra-gão, tra-ve;
3. A consoante inicial seguida de outra consoante: gno-mo, mne-mô-ni-co, psi-có-ti-co;
4. As letras com que representamos os ditongos: a-ni-mais, cá-rie, sá-bio, gló-riaau-ro-ra, or-dei-ro, jó-iaréu;
5. As letras com que representamos os tritongos:a-guen-tar, sa-guão, Pa-ra-guai, u-ru-guai-a-na, ar-guiu, en-xá-guam.

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01-   Divida em sílabas as palavras a seguir:



a)    interestadual
b)    subestimar
c)    subalterno
d)    antimofo
e)    pacto
f)     subadutora
g)    subaquático
h)    abrupto
i)      sublinhar
j)     subaluguel
k)    arremesso
l)      subitem
m)  superamigo
n)    circumurado
o)    subumano
p)    invicto
q)    cóccix
r)     subarte
s)    oboval
t)     subinspetor
u)    subligenda
v)    ritmo
w)   excesso
x)    subabitação



02-  Sobre a sílaba e o acento, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas assertivas a seguir.

___ A alma de uma sílaba é a vogal; não há sílabas sem vogal.
___ Uma sílaba pode ser constituída exclusivamente por uma vogal.
___ Uma sílaba sempre é emitida num só impulso expiratório.
___ Para bem dividir uma palavra em sílabas, fundamental é orientar-se pela soletração.
___ Com algumas exceções, em português todas as palavras têm acento.
___ Acento é o mesmo que acento gráfico.
___ Toda palavra monossílaba tônica pode ser chamada de oxítona; não, porém, a monossílaba átona.

03- Ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras. A seguir, reescreva as frases completando com inicial maiúscula ou com inicial minúscula:

a)    *figênia sabe falar *nglês muito bem; por isso ela dá aulas de *nglês.
b)    Todo *rasileiro deveria conhecer o *ordeste do *rasil, onde há lugares belíssimos!
c)    Dia 2 de *outubro não é data *acional, mas dia 7 de *etembro é a data mais importante da *ação *rasileira.
d)    Alguns *aulistas e *ariocas estiveram no último mês de *ezembro na *lha de *ernando *e *oronha.
e)    Uma das *raias mais lindas que conheço é a *raia de *tapuã, em *alvador, na *ahia, onde se encontra também a *aia *e *odos os *antos.
f)     Quando o *residente emite pacotes econômicos, é um *eus-nos-acuda!
g)    A *apital da *erúplica *rasileira é *rasília, fundada em 21 de *ril de 1960 por *uscelino *ubis

04-  Complete as frases com um dos porquês aprendidos:

a)    Não lhe telefonei __________ não pude. Você não me telefonou __________?
b)    Para lhe dizer a verdade, nem eu mesmo sei o  __________de não lhe ter telefonado.
c)    Não sei __________ se toma tanto dinheiro emprestado. Você sabe __________?
d)    Pergunte ao porteiro __________ ele não pode comprar um televisor em cores.
e)    Não há __________ desconfiar dele. Você reclamou tanto __________?
f)     Não posso dizer nada sobre o rapaz, __________ não o conheço.
g)    Estavas alegre __________ foste promovido? __________ não me avisaste?
h)    __________ não contas a dificuldade __________ passaste lá na Checoslováquia?

05-  De acordo com nossos estudos, parônimos  é a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.De acordo com essa informação, complete as frases abaixo usando uma das palavras propostas 

a)    cheque – xeque

I. Você passou um  __________ sem fundo, e isso colocou todo o seu prestígio em __________?

II. Não fazia nada sem consultar os __________ do petróleo, e isso colocou em __________ a posição do governo.


b)   flagrante - fragrante

I. A polícia apanhou o ladrão em __________ quando surrupiava __________ lenço da senhorita.
II. Esse é um __________ desrespeito ao povo.

c)    ratificou – retificou

I. O ministro confirmou, isto é, __________ a decisão.
II. O ministro desmentiu tudo, __________ todas as suas declarações.

d)   Tachou – taxou

I.             Ifigênia  __________ o ministro de incompetente, mas sua amiga o  __________ de muito inteligente.

e)   afim de – a fim de

I. O presidente foi à televisão  __________ pedir compreensão ao povo.
II. O português é uma língua __________ o espanhol, assim como o romeno é uma língua muito __________ o francês.
III. Quem veio __________ colaborar gostou; quem veio __________ perturbar ficou decepcionado.

f)    conjuntura – conjetura

I. Na atual __________, qualquer atrito pode fazer ferver o caldeirão político.
II. Não basta fazer __________, é preciso conhecer realmente os fatos.


06-  Use o acento agudo, o acento circunflexo e o trema sempre que for necessário:

a)    A Terra gira e não para. Os preços tambem não param de subir.
b)    Viajei de um polo a outro: conheci ambos os polos do planeta.
c)    Eu pelo o pelo pelo prazer de ver os pelos ir pelos ares.
d)    Eles não veem pelos pelos corredores, mas os corredores tem pelos por todos os cantos.
e)    Não coas o café como Yasmim coa. Voce toma cafe com pouco açucar?
f)     Por ai eu vou, sem saber por onde vou. Mas onde vou por isto aqui?
g)    Quantas peras vem para o supermercado todos os dias?
h)    Se tu pelas o polo, o polo pode morrer. Os polos são aves de onde?
i)      Nunca pode comprar um televisor em branco e preto não pode comprar hoje, muito menos, um televisor em cores.

07-  Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente:

I grupo

a)    chuchu, geito,vasio, pesquisar
b)    chuchu, jeito, vazio, pesquisar
c)    chuxu, jeito, vasio, pesquizar

II grupo

a)    beneficente – sarjeta – berinjela
b)    explendor – explendido – assessor
c)    desinteria – exceção - obsessão



Por mais longa e escura que seja a noite,
o sol volta sempre a brilhar.
(F.A.Fracasso)


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