Atividades
Ortográficas
Divisão silábica
Não se separam:
1. As letras com que representamos os dígrafos ch, lh e nh: cha-ma, ma-lha, ma-nhã, a-char, fi-lho, a-ma-nhe-cer;
2. Os encontros consonantais que iniciam sílaba: a-blu-ção, cla-va, re-gra, a-bran-dar, dra-gão, tra-ve;
3. A consoante inicial seguida de outra consoante: gno-mo, mne-mô-ni-co, psi-có-ti-co;
4. As letras com que representamos os ditongos: a-ni-mais, cá-rie, sá-bio, gló-ria, au-ro-ra, or-dei-ro, jó-ia, réu;
5. As letras com que representamos os tritongos:a-guen-tar, sa-guão, Pa-ra-guai, u-ru-guai-a-na, ar-guiu, en-xá-guam.
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01- Divida em sílabas as
palavras a seguir:
a)
interestadual
b)
subestimar
c)
subalterno
d)
antimofo
e)
pacto
f)
subadutora
g)
subaquático
h)
abrupto
i)
sublinhar
j)
subaluguel
k)
arremesso
l)
subitem
m)
superamigo
n)
circumurado
o)
subumano
p)
invicto
q)
cóccix
r)
subarte
s)
oboval
t)
subinspetor
u)
subligenda
v)
ritmo
w)
excesso
x)
subabitação
02- Sobre a sílaba e o acento,
coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas assertivas a
seguir.
___ A alma de uma sílaba é a vogal; não há
sílabas sem vogal.
___ Uma sílaba pode ser constituída exclusivamente
por uma vogal.
___ Uma sílaba sempre é emitida num só
impulso expiratório.
___ Para bem dividir uma palavra em
sílabas, fundamental é orientar-se pela soletração.
___ Com algumas exceções, em português
todas as palavras têm acento.
___ Acento
é o mesmo que acento gráfico.
___ Toda palavra monossílaba tônica pode
ser chamada de oxítona; não, porém, a monossílaba átona.
03- Ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras. A seguir, reescreva as frases completando com inicial maiúscula ou
com inicial minúscula:
a)
*figênia
sabe falar *nglês muito bem; por isso ela dá aulas de *nglês.
b)
Todo
*rasileiro deveria conhecer o *ordeste do *rasil, onde há lugares belíssimos!
c)
Dia
2 de *outubro não é data *acional, mas dia 7 de *etembro é a data mais
importante da *ação *rasileira.
d)
Alguns
*aulistas e *ariocas estiveram no último mês de *ezembro na *lha de *ernando *e
*oronha.
e)
Uma
das *raias mais lindas que conheço é a *raia de *tapuã, em *alvador, na *ahia,
onde se encontra também a *aia *e *odos os *antos.
f)
Quando
o *residente emite pacotes econômicos, é um *eus-nos-acuda!
g)
A
*apital da *erúplica *rasileira é *rasília, fundada em 21 de *ril de 1960 por
*uscelino *ubis
04- Complete as frases
com um dos porquês aprendidos:
a)
Não
lhe telefonei __________ não pude. Você não me telefonou __________?
b)
Para
lhe dizer a verdade, nem eu mesmo sei o
__________de não lhe ter telefonado.
c)
Não
sei __________ se toma tanto dinheiro emprestado. Você sabe __________?
d)
Pergunte
ao porteiro __________ ele não pode comprar um televisor em cores.
e)
Não
há __________ desconfiar dele. Você reclamou tanto __________?
f)
Não
posso dizer nada sobre o rapaz, __________ não o conheço.
g)
Estavas
alegre __________ foste promovido? __________ não me avisaste?
h)
__________
não contas a dificuldade __________ passaste lá na Checoslováquia?
05- De acordo com nossos estudos, parônimos é a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.De acordo com essa informação, complete as frases abaixo usando uma das palavras propostas
a)
cheque – xeque
I. Você passou um __________ sem fundo, e isso colocou todo o
seu prestígio em __________?
II. Não fazia nada sem consultar os
__________ do petróleo, e isso colocou em __________ a posição do governo.
b)
flagrante -
fragrante
I. A polícia apanhou o ladrão em __________
quando surrupiava __________ lenço da senhorita.
II. Esse é um __________ desrespeito ao
povo.
c)
ratificou –
retificou
I. O ministro confirmou, isto é, __________
a decisão.
II. O ministro desmentiu tudo, __________
todas as suas declarações.
d)
Tachou – taxou
I.
Ifigênia __________ o ministro de incompetente, mas
sua amiga o __________ de muito
inteligente.
e)
afim de – a fim de
I. O presidente foi à televisão __________ pedir compreensão ao povo.
II. O português é uma língua __________ o
espanhol, assim como o romeno é uma língua muito __________ o francês.
III. Quem veio __________ colaborar gostou;
quem veio __________ perturbar ficou decepcionado.
f)
conjuntura –
conjetura
I. Na atual __________, qualquer atrito
pode fazer ferver o caldeirão político.
II. Não basta fazer __________, é preciso
conhecer realmente os fatos.
06- Use o acento agudo, o acento circunflexo e o trema
sempre que for necessário:
a)
A Terra gira e não para. Os preços
tambem não param de subir.
b)
Viajei
de um polo a outro: conheci ambos os polos do planeta.
c)
Eu
pelo o pelo pelo prazer de ver os pelos ir pelos ares.
d)
Eles
não veem pelos pelos corredores, mas os corredores tem pelos por todos os
cantos.
e)
Não
coas o café como Yasmim coa. Voce toma cafe com pouco açucar?
f)
Por
ai eu vou, sem saber por onde vou. Mas onde vou por isto aqui?
g)
Quantas
peras vem para o supermercado todos os dias?
h)
Se
tu pelas o polo, o polo pode morrer. Os polos são aves de onde?
i)
Nunca
pode comprar um televisor em branco e preto não pode comprar hoje, muito menos,
um televisor em cores.
07- Assinale a
alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente:
I
grupo
a)
chuchu,
geito,vasio, pesquisar
b)
chuchu,
jeito, vazio, pesquisar
c)
chuxu,
jeito, vasio, pesquizar
II
grupo
a)
beneficente
– sarjeta – berinjela
b)
explendor
– explendido – assessor
c)
desinteria
– exceção - obsessão
Por mais longa e escura que seja a noite,
o sol volta sempre a brilhar.
(F.A.Fracasso)
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