terça-feira, 12 de março de 2013

Atividade (debate): Tema Transversal


Nas aulas de Língua Portuguesa perpassa inúmeros saberes, não exclusivamente a partir do estudo da Língua. Acredito que essa disciplina é interdisciplinar na sua totalidade. Os temas transversais estão,constantemente, presentes nos textos trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa: ética, orientação sexual, meio Ambiente,saúde , entre outros. No entanto, muitos professores têm dúvidas de como trabalhar esses temas e, às vezes, trabalham sem saber que trabalham.

Sabemos que "uma solução viável é a integração dos saberes. É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se de vida cotidiana, sem que isto pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência. Se considerarmos que estas duas coisas se contrapõem, estaremos participando de uma visão limitada, que nos impede de contemplar a realidade de múltiplos pontos de vista. Desmontar o edifício discriminatório dos gregos não significa eliminar todas as coisas boas que eles nos proporcionaram*." 

Assim, sugiro trabalhar o vídeo, a seguir, com seus alunos, professor(a). O título do vídeo é "O buraco Negro" e permitirá a você trabalhar sobre a ganância. Ele certamente vale a expressão 'uma imagem vale por mil palavras'. A história provocará reflexões pertinentes. Confira!
Abraços e ótimo trabalho!


 Disponível:http://youtu.be/tQr5TD0UtpM






* Fragmentos do texto original Busquets, Maria Dolore et ali _ Temas transversais em educação: Bases para uma formação integral; SP. Ed. Ática, 1997

Disponívelhttp://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/index.aspx?id_projeto=27&id_objeto=29375&tipo=ob.

Nenhum comentário: