sábado, 17 de agosto de 2013



Questões de avaliação - PROEB- 9º ano


Questão 1
A polêmica da Usina de Belo Monte

A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estatuto de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente (MMA) concedeu a licença ambiental prévia para sua construção.
Os movimentos sociais e lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Em outubro de 2009, por exemplo, um painel de especialista debruçou-se sobre o EIA e questionou os estudos e a viabilidade do empreendimento. Um mês antes, em setembro, diversas audiências públicas haviam sido realizadas sob uma saraivada de críticas, especialmente do Ministério Público Estadual, seguido pelos movimentos sociais, que apontava problemas em sua forma de realização.
Ainda em outubro, a FUNAI  liberou a obra sem saber exatamente que impactos causaria sobre os índios e lideranças indígenas Kavapó enviaram carta ao Presidente Lula na qual diziam que caso a obra fosse iniciada haveria guerra. Para culminar, em fevereiro de 2010, o Ministério do Meio ambiente concedeu a licença sem esclarecer questões centrais em relação aos impactos ambientais.

www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp

O  texto acima apresenta  diferentes opiniões sobre a construção da usina de Belo Monte. Quem é contrário a construção da usina?
(A) O governo Lula.
(B) O Ministério Público.
(C) As lideranças indígenas.
(D) O Ministério do Meio Ambiente.

Questão 2

A Galinha dos ovos de ouro



Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha, que todo dia sem falta, botava um ovo de ouro.
         Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma só vez.
          Então, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas.
          Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acaba por perder o ganho diário que já tinha assegurado.
                  Esopo
MORAL: Quem quer tudo, não tem nada.

O fato que gerou a história narrada no texto  é que a galinha

(A) botava  ovos de ouro todos os dias.
(B) era igual as outras.
(C) era cobiçada por todos.
(D) foi sacrificada.

Questão 3

A namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo da onça era assim.

(BARROS, M. Tratado geral das grandezas do ínfimo. RJ: Record, 2001.)


Nesse texto, a expressão “No tempo da onça” refere-se a um tempo

A) antigo.        B) contente.          C) difícil.             D) presente.

Questão 4

Tesouros Antigos

Protegidas do Sol, da chuva, do vento e da neve, as cavernas guardam pistas sobre o passado da Terra, dos bichos, das plantas e dos humanos. Graças aos desenhos feitos por nossos ancestrais, por exemplo, foi possível descobrir como eles viviam há centenas de anos. Estudando as figuras e o tipo de material, os cientistas entenderam melhor como as pessoas caçavam e como se comunicavam.

 (www.recreionline.abril.com.br. Acesso: 07/09/2010.)

O assunto tratado por esse texto é:

A) As alterações no ambiente e no clima.
B) As dificuldades em fazer comunicação.
C) Os desenhos encontrados nas cavernas.
D) Os tesouros deixados pelos reis e faraós.

Questão 5

Este é o trecho de uma carta

Querida Vovó Elza!

A Pedrita ganhou seis filhotes, quatro machos e duas fêmeas. Todos se parecem com ela. Pelo pretinho e
patinhas brancas, uma graça. A nossa Pedrita está toda orgulhosa e ciumenta.
Oh, vó, só tem mais uma coisa, é uma coisa que aconteceu com a minha outra vó, a vó Olga. Ela ficou
doente e foi parar no hospital. A gente nunca imagina que a vó da gente fica doente. Um dia desses peguei papai falando sozinho: mãe e flor não deveriam ficar doentes nunca de nunca.
Fico por aqui.

Um beijo da neta que te adora.
Mariana.

(Revista Nova Escola, ago. 1989, n. 32. p. 22. Adaptado.)

A carta escrita por Mariana à avó tem o objetivo de

A) dar orientações. B) enviar recados. C) pedir conselhos. D) relatar fatos.

Questão 6

Leia o texto abaixo:
Tarefa difícil

Ainda é cedo quando um jovem entra na fazenda à procura de serviço. Logo é atendido pelo fazendeiro, que lhe dá a primeira tarefa.
- Tome este banquinho e este balde. Vá ali naquele galpão e tire o leite da Malhada. É minha vaquinha leiteira.
- Certamente, senhor! Vou agora mesmo!
Bastante animado, lá vai o rapaz. Não demora muito e ouvem-se mugidos e gritaria. O rapaz sai apressadamente do galpão segurando o banquinho em uma mão e o balde, sem nenhuma gota de leite, na outra.
- O que houve? - Perguntou o fazendeiro.
- Senhor, tirar leite da vaca até que é fácil, mas fazer ela sentar no banquinho, não dá mesmo!
Fonte: Livro Bem-te-li. 4ª série. FTD. p. 98.

 Há traços de humor no trecho:

(A) Tome este banquinho e este balde.
(B) O rapaz sai apressadamente do galpão.
(C) Fazer ela sentar no banquinho, não dá mesmo!
(D) É minha vaquinha leiteira.

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