terça-feira, 6 de agosto de 2013

"DIA D" 
"Toda escola deve fazer a diferença"




Caros Professores,

 
Para aprender a fazer algo, deve-se começar tentar,
pois é aos poucos que se aprende,
 no próprio processo de fazer.
                                                                                                                               (Bernard Charlot)
Os desafios crescem a cada dia. E a cada dia nos unimos na busca de novas soluções. Mais do que nosso dever de educador, é preciso garantir o direito de sucesso aos nossos alunos, não só no processo de alfabetização e letramento, mas também na oferta de melhor ensino e mais aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, para que a formação do exercício pleno da cidadania seja realidade”[1].

Sabemos do compromisso e carinho que professor (a), tem com a  sua escola e conhecer nossos pontos fortes e os pontos fracos é a oportunidade que temos para melhorar  ainda mais a qualidade do nosso ensino.

 Há uma multiplicidade de fatores que contribuem para o resultado nas avaliações externas: alunos desmotivados, sem compromisso e famílias, na grande maioria, ausentes, gestão da sala de aula. Além disso, também,  diversos fatores em interação influenciando os resultados das avaliações interna e externa para além dos socioeconômicos e daqueles presentes no contexto educacional. No entanto, o que concerne a nós professores, é necessário investigar, levantar hipóteses sobre esses resultados e relacionar as causas e o que podemos fazer para melhorar ainda mais nossa prática pedagógica/gestão da sala de aula e principalmente a aprendizagem do nosso aluno. É importante, constantemente, (re) planejar o próprio processo do fazer.

Diante disso, para trilharmos nossas ações futuras devemos estudar os resultados das avaliações internas e externas e as metas acordadas e (re) avaliar nossas ações para que possamos refletir sobre a realidade da aprendizagem dos nossos alunos. Planejar as ações de intervenção pedagógica para os casos de aprendizagem não consolidadas.

Este momento ímpar certamente proporcionará diálogos com ideias e ações eficazes para que possamos mudar o cenário do resultado das avaliações externas, bem como, afirmar nosso compromisso com cada aluno (a).

Que tenhamos um dia com grandes realizações.

Bom trabalho!
Profª analista pedagógica Sônia Silveira

3 comentários:

Claudia Martins disse...

Sonia,
Obrigada por visitar o nosso blog. Parabéns por usar esta ferramenta extraordinária, que nos tira do isolamento dos muros da escola e expõe nosso trabalho para o mundo. Seu blog é muito bom. Parabéns ! Forte abraço, Claudia Martins/Salvador, Ba
http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

Claudia Martins disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Teia das Linguagens disse...

Claudia,

Eu que agradeço.
Estar em Minas e em Bahia... isso faz com que realmente estejamos mais próximos. O seu blog é fantástico, com atividades criativas e o nome do blog, muito original.

A "casa" está sempre com portas abertas, seja, sempre, muito bem-vinda!!!