quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Museu Itinerante Rabobank traz obras de artistas consagrados a Patos de Minas


Ótima oportunidade para os professores levarem seus alunos.
Eu fui, e gostei muito!!




A mostra é promovida em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação.


Foi aberto na manhã desta quinta-feira (29) em Patos de Minas mais uma edição do Projeto Cultural Museu Itinerante Rabobank. A iniciativa que nasceu em 2008 e que já recebeu mais de 250 mil visitantes em 30 cidades, desta vez, apresenta a exposição “Arte-Água”. A mostra é promovida em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação.
A exposição “Arte/Água” apresenta o fascínio da humanidade pelo elemento água e as interpretações dos artistas, ao longo da história, que revelam a relação do homem com a natureza. A mostra, aberta hoje no Museu da Cidade de Patos de Minas - MuP, reúne 40 reproduções de obras selecionadas pela curadora Vera Barros e assinadas por artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti.
Segundo a curadora, “os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e, principalmente, a riqueza de suas imagens e metáforas”. Vera ressalta que o Museu Itinerante deverá se tornar um espaço privilegiado, capaz de proporcionar ao público experiências interessantes. “Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”.
Além da exposição, o Museu Itinerante conta com um programa de arte-educação que oferece workshop gratuito para professores da rede pública de ensino, ministrado por Vera Barros, e distribui o Livro de Estudo, que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações. O programa também proporciona ao público e a grupos escolares visitas guiadas por mediadores especialmente treinados. As escolas devem agendar as visitas junto à Secretaria de Educação.
Outra característica do projeto é a valorização da produção artística das cidades em que o museu se instala. Em Patos de Minas, a artista plástica Mara Porto foi selecionada e faz parte da mostra.
A Exposição “Arte/Água” fica em cartaz no Museu da Cidade de Patos de Minas de hoje até o dia 18 de setembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 18h. As escolas interessadas em agendar visita para seus alunos devem ligar para o telefone (34) 3822-9665.

Nenhum comentário: