sábado, 24 de maio de 2014


Professor(a), recebi do blog Serravalle na África do Sul uma atividade muito interessante sobre Pontuação. espero que você goste. Abraços!!



Da Alfabetização ao Ensino Médio: Sinais de Pontuação.Cartazes Com os Sinais de Pontuação. Jogral da Pontuação. O Poder da Vírgula. Conto Pontos de Vista. Atividades

A pontuação é um dos temas   mais difíceis da língua. O seu uso correto pressupõe conhecimentos seguros de morfossintaxe: sujeito, predicado, complementos, período, oração, etc. Este post pretende ajudá-lo. 

Os sinais de pontuação servem para estruturar os textos, estabelecer  as pausas e as entonações da fala. Sem esses sinais não conseguiremos entender um texto escrito. Preste atenção nas imagens e nos textos, e depois faça as atividades para ajudá-lo a estudar. Bons estudos ! 





















PONTO E VÍRGULA 
Como o nome indica, este sinal serve de intermediário entre o PONTO e a VÍRGULA. É muito utilizado na  enumeração de itens de leis, decretos, regulamentos, etc. 

O PODER DA VÍRGULA 

Vírgula pode ser uma pausa... ou não:
Não, espere.
Não espere.
Ela pode reforçar o que você não quer:
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
A vírgula também pode definir um caso de amor:
Não, vá embora!
Não vá embora!
Ela pode sumir com seu dinheiro:
23,4.                             2,34.
Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
..e vilões:
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução:
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião:
Não queremos ler.
Não, queremos ler.
A vírgula pode condenar ou salvar:
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Uma vírgula pode mudar tudo:
Já que todos são contra eu não sou a favor.
Já que todos são contra, eu não, sou a favor. 
 

Pontos de Vista 

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Autor do conto: João Anzanello Carrascoza.  ilustrado por Will. Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003

                                                  Atividades

1. Leia o conto acima e responda as questões: 
2.Qual o título do conto ?  Quem é o seu autor ? Quem fez as ilustrações ?
3.Quais são os   personagens do conto? 4. O que eles estão discutindo ? 
5. como terminou a discussão ?
6. Complete o quadro abaixo com os nomes dos sinais de pontuação. Escreva a função de cada um deles: 

Interrogação
Exclamação
Vírgula
Ponto e Vírgula
Aspas






Jogral é  um tipo de coral falado, ao invés de cânticos. A  fala obedece  uma ordem, o que confere  musicalidade e ritmo à declamação. O conjunto fica harmonioso. Deve ser bem ensaiado e  falado em voz alta.

7. Leia em voz alta o Jogral da Pontuação. Forme um jogral com seus  colegas de classe  para apresentar o Jogral da Pontuação. Conte quantos versos tem o texto e divida-os com os participantes.  Cada um declama um verso em voz alta. Escolha os versos que serão declamados pelo grupo todo, em harmonia. 
Veja o vídeo para você  ter uma ideia   https://www.youtube.com/watch?v=1KQO4LUlkfU

Referências
Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/pontos-vista-634247.shtml
Blog Visão Multidisciplinar.
http://csjd-a.blogspot.com.br/2013/04/visao-multidisciplinar-sinais-de.html
Todas as imagens são do Google

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