terça-feira, 12 de novembro de 2013

ATIVIDADES para o Dia da Consciência Negra
(20/11)


Professor (a), você tem a liberdade para modificar as sugestões a seguir.
 BOM TRABALHO!

“VISTA  MINHA PELE”

Filme: Curta metragem “Vista minha Pele" (25 min)

Sem dúvida um dos melhores curta metragem que aborda a questão do preconceito.

  Disponível: http://youtu.be/6Nlt-Q5iuYE


Filme criado pelo MEC a fim de abordar a questão do preconceito racial. É uma  história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. 

ATIVIDADES

1-      Professor (a) assista ao filme (25 min.), antes de planejar/conhecer as atividades a seguir;
2-      De acordo com a turma, planejar um debate;
3-      Para as turmas mais “maduras” planejar atividades, a seguir, após assistir ao filme.

DESENVOLVIMENTO:

· Refletir sobre o que significa ser branco (a) no Brasil?
· Qual a concepção que possuem do conceito de raça?
· Quais as cenas que mais sentiram incomodados? E por quê?
· Quais as evidências de desigualdades relativas às diferenças étnico-raciais que já presenciaram no cotidiano escolar?
·  Apontem algumas estratégias de combate a atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar.

-> Músicas que podem ser comparadas ao filme assistido:

     -Olhos coloridos (Sandra de Sá)

      - Loirinha Bombril (Paralamas do Sucesso)
     - Racismo é burrice (Gabriel, o pensador)


 Atividades Complementares



Exposição de fotos: "PRETO NO BRANCO"

Montagem de Painel: Personalidades Negras.

Cartazes que reflitam realidades sociais relativas ao tema ou sobre a Mulher Negra na Contemporaneidade .

"Oficinas de Costumes Africanos" - Penteado afro, confecção de bijuterias, roupas customizadas, etc.

 Painel ilustrado: "Poetas Negros da Literatura Brasileira".

Recreio Cultural: Danças de origem africana: Roda de Capoeira, Samba de Roda...

Após debate e atividades termine a aula com este vídeo contra o racismo.



Disponível: http://youtu.be/S4EGXir5314

NÃO ESQUECER...

·         É interessante  discussões sobre as grandes conquistas do Movimento Social Negro -frutos de inúmeras reivindicações sociais.
Como por exemplo:


• A História e cultura negra e indígena tornaram-se conteúdo obrigatório nas escolas, por meio da Lei 10.639/2003, que sofreu uma alteração com a promulgação da Lei 11.645/2008, que inclui a história e a cultura indígenas.



• A declaração da III Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e formas correlatas de discriminação em: <http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm>.



Professor(a), as sugestões aqui apresentadas abrem a possibilidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares, envolvendo os campos de saberes como a História, Arte, Literatura, Geografia, Educação Física. É necessário que a educação escolar considere a diversidade, tendo como valor máximo o respeito às diferenças, não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa, podem e devem, portanto, ser fator de formação da cidadania.


VISITEM (PROFESSOR E ALUNO) os sites a seguir:

Diálogos contra o racismo – www.dialogoscontraoracismo.org.br
http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm
Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/
A Cor da cultura - www.acordacultura.org.br



(Fonte: Portal do Professor. Atividades adaptadas pela profª analista pedagógico Sônia Silveira).

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