quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Professor  tem que aprender a lidar com desafios
 de sala de aula, diz fundação

YARA AQUINO - AGÊNCIA BRASIL - 27/02/2013 - BRASÍLIA, DF

Em palestra hoje (27), o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, defendeu formação acadêmica dos professores menos teórica e com enfoque em preparar o docente para lidar com os desafios do dia a dia na sala de aula.

“O professor tem que aprender a lidar com aquele aluno mais tímido, planejar uma boa aula, e nossa academia está muito preocupada em ensinar a história da educação. A formação tem que ajudá-lo a lidar com a sala de aula, como ensinar os conteúdos, como usar as novas tecnologias”, disse Mizne, na palestra promovida pela Frente Parlamentar da Educação, da Câmara dos Deputados. A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002, que busca inevstir em projetos inovadores para melhorar e garantir o aprendizado dos alunos no Brasil.

A secretária de Educação de Londrina, no Paraná, Janet Thomas, observou que um desafio dos professores é ensinar pensando no futuro com paradigmas do passado, que ainda não incorporaram as novas tecnologias. “O paradigma da sala de aula tem que mudar. O existente não funciona mais e não sabemos a que paradigma chegar”.

O uso da tecnologia em sala de aula também foi tema das discussões. Deputados manifestaram preocupação com o papel do professor diante da utilização de recursos como computadores em sala e videoaulas. Segundo o diretor executivo da Fundação Lemann, a tecnologia vem para apoiar o professor, que pode reduzir o tempo gasto com exposição de conteúdo e ampliar a interação com os alunos. Isso permitirá, na avaliação de Denis Mizne, individualizar o ensino.

A estimativa de Mizne é que, nos próximos anos, o custo de usar a tecnologia em sala de aula será menor que a compra de livros didáticos. O governo federal investiu mais de R$ 1 bilhão na compra de obras didáticas para 42 milhões de estudantes da rede pública de ensino básico do país para este ano letivo, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Disponível:http://noticias.r7.com/educacao/noticias/professor-tem-que-aprender-a-lidar-com-desafios-de-sala-de-aula-diz-fundacao-20130227.html
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Há vários artigos, opiniões sobre a formação do professor. No entanto, poucas ações são realmente tomadas.

Nossa conversa com os professores de Língua Portuguesa da rede estadual, nos nossos encontros pedagógicos, neste início de ano, é refletir sobre a Gestão da Sala de Aula. A dificuldade de muitos professores não é o “que ensinar’, mas “como ensinar” qualquer conteúdo escolar. Trabalhar, principalmente, com a geração atual requer do (a) professor (a) estudo e pesquisa (sempre) para planejar e escolher a estratégia de ensino adequada para cada assunto.

Gosto de ler informações como as que apresentam no texto acima, pois quanto mais falarem sobre a atuação do professor na sala de aula, certamente (é o que espero!) as mudanças, (timidamente...) ocorrerão nos cursos de formação de professores. Apesar das mudanças que ocorreram nos últimos anos, ainda é urgente avançarmos mais ainda.

Um comentário:

Rita Vasconcelos disse...

Olá, Sônia.
Gostei muito do artigo e do seu blof como um todo. Eu concordo com tudo que esse artigos fala, mas acho que essa nova mudança de paradigma que aproximaria mais o fazer pedagógico das reais necessidades do mundo de hoje esbarra em questões de caracter prático, por exemplo, os novos cursos de formação podem mudar, mas e os professores que já estão atuando? Não há capacitação verdadeiramente efetiva para eles. Até hoje, nas reuniões que eu eu participai, só o que houve foi uma falação e a exigência de um monte de papeis a serem preenchidos, PIP, e não sei mais o que. Além disso, nas escolas (pelo menos na minha) não há equipamento adequado para se trabalhar com as novas tecnologias. A sala de informática está desorganizada e sucateada, nem mesmo tem acesso á internet, e utiliza o sistema Linux que não condiz com a realidade uma vez que no "mundo lá fora" ninguém usa esse sistema e o governo sabe disso. Não é possível instalar certos recursos nas máquinas por causa dessa questão. Eu estou tentando desenvolver um trabalho com blogs em uma turma de ensino médio, mas nada poderá ser feito na escola mesmo, porque não tem computador. Temos que fazer tudo em casa, o que será um ponto a mais de dificuldade na minha tentativa de trazer alguma novidade para as aulas.

Desculpe pelo desabafo... Pofessor você sabe como é....rsrsr... Mas eu acho que falei isso tudo, e falo sempre que tenho oportunidade, não porque me acomodei e só reclamo, mas sim porque quero encontrar soluções. EU ME IMPORTO...

Também quero te convidar para conhecer meu blog.

blogdadonarita.blogspot.com

Abraços.