quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Professor  tem que aprender a lidar com desafios
 de sala de aula, diz fundação

YARA AQUINO - AGÊNCIA BRASIL - 27/02/2013 - BRASÍLIA, DF

Em palestra hoje (27), o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, defendeu formação acadêmica dos professores menos teórica e com enfoque em preparar o docente para lidar com os desafios do dia a dia na sala de aula.

“O professor tem que aprender a lidar com aquele aluno mais tímido, planejar uma boa aula, e nossa academia está muito preocupada em ensinar a história da educação. A formação tem que ajudá-lo a lidar com a sala de aula, como ensinar os conteúdos, como usar as novas tecnologias”, disse Mizne, na palestra promovida pela Frente Parlamentar da Educação, da Câmara dos Deputados. A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002, que busca inevstir em projetos inovadores para melhorar e garantir o aprendizado dos alunos no Brasil.

A secretária de Educação de Londrina, no Paraná, Janet Thomas, observou que um desafio dos professores é ensinar pensando no futuro com paradigmas do passado, que ainda não incorporaram as novas tecnologias. “O paradigma da sala de aula tem que mudar. O existente não funciona mais e não sabemos a que paradigma chegar”.

O uso da tecnologia em sala de aula também foi tema das discussões. Deputados manifestaram preocupação com o papel do professor diante da utilização de recursos como computadores em sala e videoaulas. Segundo o diretor executivo da Fundação Lemann, a tecnologia vem para apoiar o professor, que pode reduzir o tempo gasto com exposição de conteúdo e ampliar a interação com os alunos. Isso permitirá, na avaliação de Denis Mizne, individualizar o ensino.

A estimativa de Mizne é que, nos próximos anos, o custo de usar a tecnologia em sala de aula será menor que a compra de livros didáticos. O governo federal investiu mais de R$ 1 bilhão na compra de obras didáticas para 42 milhões de estudantes da rede pública de ensino básico do país para este ano letivo, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Disponível:http://noticias.r7.com/educacao/noticias/professor-tem-que-aprender-a-lidar-com-desafios-de-sala-de-aula-diz-fundacao-20130227.html
********


Há vários artigos, opiniões sobre a formação do professor. No entanto, poucas ações são realmente tomadas.

Nossa conversa com os professores de Língua Portuguesa da rede estadual, nos nossos encontros pedagógicos, neste início de ano, é refletir sobre a Gestão da Sala de Aula. A dificuldade de muitos professores não é o “que ensinar’, mas “como ensinar” qualquer conteúdo escolar. Trabalhar, principalmente, com a geração atual requer do (a) professor (a) estudo e pesquisa (sempre) para planejar e escolher a estratégia de ensino adequada para cada assunto.

Gosto de ler informações como as que apresentam no texto acima, pois quanto mais falarem sobre a atuação do professor na sala de aula, certamente (é o que espero!) as mudanças, (timidamente...) ocorrerão nos cursos de formação de professores. Apesar das mudanças que ocorreram nos últimos anos, ainda é urgente avançarmos mais ainda.
Matriz de Referência de Língua Portuguesa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cartilha:Educação com Afetividade

Sugestões de Avaliações Diagnóstica

As avaliações a seguir têm como base as habilidades exigidas no PROEB.

Avaliação Diagnóstica 1º E.M. 

Avaliação Diagnóstica 6º

Avaliação Diagnóstica 7º

Avaliação Diagnóstica 8º

Avaliação Diagnóstica 9º



Parcialmente Nublado



Encontrar alternativas para lidar com as adversidades é o grande segredo.

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=lVFhktBnRUs

Planejar é Preciso


Professor(a),

Planejar nossas ações pedagógicas é fundamental para termos uma educação de qualidade e, principalmente, refletir sobre nossas ações. O Planejamento de ensino deverá estar em sintonia com a realidade da turma e com a finalidade dos estudos em Língua Portuguesa. O momento de planejar é também um tempo de reflexão sobre a prática pedagógica. Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, vasculhar numa busca constante de significado. É examinar detalhadamente, prestar atenção, analisar com cuidado as estratégias de ensino e selecionar aquelas que contribuirão no desenvolvimento do ensino e principalmente na aprendizagem do aluno.

Os vídeos, a seguir, apesar de referirem ao ensino dos anos iniciais, não perdem o foco quanto a importância do Planejamento, independente do nível de ensino.




Disponível:https://www.youtube.com/user/revistanovaescola

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=S_k6aoAUeOc

Céu de Santo Amaro- F. Venturini


Para mim, a voz de Flávio V. é  Minas Gerais


Disponível:https://www.youtube.com/watch?v=jmleCxnrdU0


CBC ordenado


Há tempos ensaio ter um blog....necessidade de escrever, tomar partido nas situações do cotidiano, mas o tempo foi passando e a vontade ficou adormecida. Agora,diante da tarefa de acompanhar o pedagógico de algumas escolas e, principalmente, colaborar com a prática do professor em sala de aula....eis o blog. Certamente, será mais um canal de comunicação entre analista e professores. Por isso, aos professores e demais visitantes sejam bem-vindos. A primeira postagem, será o Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, cujo documento é a base do nosso trabalho.

 CBC -Língua Portuguesa

Toda a equipe do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) considerou o blog um instrumento de comunicação importante. Eis o endereço de toda a equipe:

pipsimonehistoria.blogspot.comlinguaportuguesaerica.blogspot.com 
matematicotavio.blogspot.com
linguasestrangeiraspatosdeminas.blogspot.com
matematicandonocotidiano.blogspot.com
educaçaofisicapip.blogspot.com
rogerioprofessordegeografia.blogspot.com
nauanaaguiar.blogspot.com