quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Onde encontrar boas imagens para suas apresentações e aulas


Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
Nada mais rápido e fácil que usar o Google Imagens quando você procura uma imagem qualquer na internet, certo?
O sistema é bom, claro. Mas nem sempre o resultado da busca traz fotos de boa qualidade e com autorização de uso.
Se você está procurando por imagens bacanas e gratuitas para deixar seus trabalhos e apresentações com aquele toque profissional, pode ser melhor buscar em bancos específicos. Flickr, Dreamstime, Stock.XCHNG, EveryStockphoto, Openclipart e Agência Brasil dizem alguma coisa para você? Vão dizer a partir de agora! Neste post, apresento algumas dicas de como explorar o melhor dos bancos de imagens na internet.
Aí vão algumas dicas de onde encontrá-las…
Flickr é um dos maiores repositórios de fotos que existe. Por lá, milhões de fotógrafos – amadores e profissionais – do mundo todo guardam e exibem seus trabalhos. Existem fotos protegidas e que não podem ser baixadas, mas muitos usuários permitem a cópia e a utilização de suas imagens, seguindo as regras de direitos autorais da Creative Commons. Em alguns casos, citar o nome do autor da imagem no seu trabalho é o máximo que os fotógrafos esperam como retribuição…
Como lá existem fotos publicadas de toda parte do mundo, você pode usar a ferramenta de busca em português ou qualquer outro idioma, mas usar o inglês vai trazer muito mais opções como resultado na sua pesquisa.
Além do Flickr, existem alguns bancos de imagens que também oferecem fotos e ilustrações gratuitas para uso limitado a trabalhos não-comerciais. E como quase todos são em inglês, uma boa dica para quem não tem muita intimidade com o idioma é usar o Google Tradutor para traduzir os sites e também as palavras que vai usar na busca.
Nos exemplos abaixo, vamos mostrar alguns sites e o que você pode encontrar por lá. Lembrando que para fazer o download das imagens é preciso criar uma simples conta de usuário com o seu email e uma senha qualquer.
Dreamstime tem uma área de fotos gratuitas classificadas por temas (animais, arte/arquitetura, natureza, tecnologia, pessoas, objetos etc) e já está traduzido para o português (de Portugal…). Na hora de usar a busca, é bem melhor apelar para o inglês: você vai obter melhores resultados.
Onde encontrar boas imagens gratuitas na internet
A tela acima mostra o resultado para a palavra photography. Clicando na amostra da foto escolhida, o site abre uma nova janela com as informações da imagem, um botão para descarregar o arquivo e também uma lista de outras palavras-chave relacionadas com a foto, para você refinar a sua busca e encontrar o que está procurando.
Experimente também o Stock.XCHNG, o Openclipart ou o  EveryStockphoto.
Estes e outros sites contém uma boa diversidade de imagens mais genéricas, mas se você estiver procurando algo mais específico, como foto de planetas, visite a galeria de imagens daNASA ou a Agência Brasil se estiver procurando por fotos do nosso cenário político…
Bom trabalho!

(Disponível: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/01/21/onde-encontrar-boas-imagens-para-suas-apresentacoes-e-aulas/)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014



Brasileiros podem aprender matemática com 

mais de 100 mil exercícios da Khan Academy 

em português


Plataforma de exercícios da Khan Acedmy permite a experiência de aprendizado personalizado



Desde a última segunda-feira, está no ar plataforma da Khan Academy em português. Antes apenas em inglês e espanhol, agora a ferramenta também está disponível para qualquer brasileiro interessado em aprender matemática. A plataforma traz desafios que vão da aritmética ao cálculo, passando por álgebra e geometria.
Gratuita, pode ser usada por crianças em seus primeiros contatos com as operações básicas (como soma e subtração), por universitários, por quem esteja estudando para concursos públicos ou por professores e outros profissionais que precisem relembrar conceitos e praticar a disciplina.
O maior diferencial da ferramenta é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada. Isso porque, no primeiro acesso, ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste rápido. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante em especial.
À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.
O aluno pode ainda ser orientador por um tutor: qualquer pessoa cadastrada na ferramenta – como os pais, colegas, o professor formal do estudante ou simplesmente disposto a apoiá-lo no ensino da matemática. O aluno precisa convidar o tutor, que então pode ver o progresso e percalços de seu pupilo por meio de gráficos de desempenho e até mesmo do passo a passo de como se resolveu cada exercício. Assim, o tutor tem como identificar, em tempo real, onde estão as dificuldades e quais são as melhores formas de intervir com cada estudante, individualmente. O tutor pode ainda sugerir tarefas a cada um – como uma lição de casa, inclusive com data limite para finalização – além dos exercícios já propostos pela ferramenta.
A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 nos EUA, com o objetivo oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar. Além da plataforma adaptativa com os 100 mil exercícios de matemática, traz também quase cinco mil vídeo-aulas sobre as mais variadas disciplinas e assuntos, de biologia à história da arte. Já existem mais de mil vídeos traduzidos para o português, que foram assistidos por quase cinco milhões de vezes.
O projeto Khan Academy no Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica. O projeto desenvolve a contínua tradução das vídeo-aulas e da plataforma e, em 2014, pretende ainda expandir uso da Khan Academy nas aulas de matemática em escolas públicas brasileiras.

(Disponível: http://fundacaolemann.org.br/blog/plataforma-de-exercicios-da-khan-acedmy-permite-a-experiencia-de-aprendizado-personalizado)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SUGESTÕES DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS -Língua Portuguesa

 6º ano ao 9º ano

Professor(a)

Conhecer os novos alunos e o perfil são pontos importantes para elaborar o planejamento anual. Um primeiro diagnóstico, sem dúvida, é a avaliação diagnóstica. 

Para colaborar com você, nesse momento, elaborei sugestões de avaliações.


Prêmio de Literatura Infantil e Juvenil


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A criatividade, a sensibilidade....estão neste vídeo. 

FELIZ 2014.

Que ele venha para nós embalado e abençoado por DEUS!