domingo, 29 de dezembro de 2013


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sete dicas para fechar o ano letivo



Estamos na reta final e, certamente, todos os professores estão no limite. Mas, não se esqueça de que você merece dias ensolarados e com muita alegria. Desejo que todos tenham merecidas férias e um bom descanso. Achei importante as dicas a seguir e compartilho com você. Abraçosss!

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Antes de curtir o merecido descanso, aproveite o fim do ano para analisar as práticas pedagógicas, organizar os materiais e traçar metas para o futuro

Bruno Mazzoco (novaescola@fvc.org.br)
O final do ano se aproxima e com ele vêm as tão aguardadas férias. Mas, para poder aproveitar ao máximo os momentos de descanso e lazer, recarregar as baterias e se preparar para o novo ciclo que virá, é importante encerrar o ano livre de pendências e com o sentimento de dever cumprido. Sugerimos a seguir sete dicas para você fechar o ano em paz em relação ao ambiente escolar, ao trabalho pedagógico e na dimensão pessoal.

Sete dicas para fechar o ano letivo
A primeira atitude a se tomar é organizar todos os materiais de trabalho. Verifique se você está em dia com as documentações a serem entregues para a direção da escola, como os diários de classe e outros relatórios que tenham sido solicitados.

Sete dicas para fechar o ano letivo
Desapegue da papelada: reserve ao menos um período para fazer a limpeza de armários e gavetas, analisando com cuidado o que dá para ser aproveitado e o que pode ser descartado. Ao mesmo tempo em que se livra de um monte de material sem maior utilidade, você pode fazer alguns "achados" úteis para o ano seguinte.

Sete dicas para fechar o ano letivo
Esse pode ser ainda um bom momento para organizar e atualizar os registros das atividades realizadas. Esses materiais dão uma visão geral sobre tudo o que foi trabalhado e abrem as portas para a nova etapa que vem a seguir.

Sete dicas para fechar o ano letivo
Em todas as esferas de nossa vida esse é um bom momento para fazermos a avaliação do ciclo que se encerra e traçarmos os objetivos para o novo ciclo que se inicia. As promessas de fim de ano que o digam! E na escola não é diferente. "O professor deve fazer uma autoavaliação, individual e em grupo, para já ter em mente o que deu certo e o que precisa ser melhorado no ano seguinte", diz Maura Barbosa, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) e consultora da revista GESTÃO ESCOLAR. É importante analisar, por exemplo, quais foram os conteúdos mais bem trabalhados e as estratégias usadas, quais são os pontos que precisam ser melhorados, como foi o aproveitamento dos alunos e em que áreas você deve investir em atualização ou formação. Vale a pena fazer uma lista com todas essas informações para balizar o trabalho do ano seguinte.

Sete dicas para fechar o ano letivo
E se você já sabe para quais turmas irá lecionar no próximo ano letivo, uma boa dica é deixar algumas ideias anotadas sobre os conteúdos a serem trabalhados e como fazê-lo, com indicações para atualização de atividades e sequências didáticas. Assim, ao iniciar o planejamento no começo do ano, você já terá um bom ponto de partida.

Sete dicas para fechar o ano letivo
Tão importante quanto lidar com as questões objetivas é fazer uma análise pessoal das experiências vividas. Mas sem culpa ou cobranças, pois é tempo de curtir o que foi conquistado e revalidar metas e objetivos. "Esse é o momento de ressiginificar os acontecimentos do ano, mas sem tentar resolver o que ficou para trás. Avalie o que você queria e o que ainda quer conquistar, porque, às vezes, os planos mudam. O principal é se sentir bem com o que você viveu", destaca Denise Pará Diniz, coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Sete dicas para fechar o ano letivo
E aí o negócio é descansar do jeito que achar melhor, de preferência buscando algo que saia da rotina. Planeje fazer coisas que te deem prazer, como viajar, ficar com os amigos e a família ou apenas dormir. Nada de pensar em trabalho, pois é hora de se dedicar plenamente ao ócio. Afinal, você merece!






sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ler nos torna melhores (e com mais memória)

03 dezembro 2013 | 15:55
Pare de navegar na internet em busca de novos aplicativos de relacionamento (esses mesmo que estamos vendo bombar na mídia) e corra para a biblioteca. Novos estudos afirmam que a leitura é mais do que uma atividade prazerosa, ela também faz bem ao ser humano e até para as suas relações sociais. É o que diz uma pesquisa da New School for Social Research publicada recentemente na revistaScience. Segundo os psicólogos sociais que conduziram o experimento, ler bons livros ajuda a desenvolver a empatia, a percepção social e a inteligência emocional. Ou seja, ajuda o ser humano a melhorar aquelas habilidades que são especialmente úteis quando se está tentando desvendar a linguagem corporal de alguém ou avaliar o que o outro está pensando. Essas habilidades são bastante necessárias em um primeiro encontro, só para citar um exemplo. Os benefícios do ato de ler não são novidade: estudiosos do que se convencionou chamar de Teoria da Mente já relacionaram vários tipos de leitura com empatia e sensibilidade. O pulo do gato da pesquisa conduzida por Emanuele Castano e David Comer Kidd é ter observado o efeito direto da leitura de literatura nas pessoas, isto é, a consequência de poucos minutos lendo.

A leitura pode até ajudar a unir casais
[FONTE: 5 recepies for life]
Para que fique mais claro, o teste foi feito com pessoas entre 18 e 25 anos que leram por alguns minutos. Um grupo recebeu textos de ficção de autores premiados, o segundo de ficção popular e o terceiro de não-ficção. Logo depois, eles responderam a testes que medem a capacidade das pessoas para decodificar emoções ou prever as expectativas do outro ou ainda crenças em um cenário particular. Segundo os resultados, a leitura de histórias mais desenvolvidas como a de autores premiados, de romances com personagens complexos e de personalidade multifacetada efetivamente melhora a nossa capacidade de entrar na pele do próximo, mais do que ler livros mais populares ou não ficção. 

Ler é amor, alguém duvida disso?
[FONTE: Carrer Hoot]
Uma outra pesquisa, publicada na revista Neurology e conduzida pelo Rush University Medical Center de Chicago confirma o que muitos de nós já suspeitávamos. Ler e escrever nos garantirá uma memória melhor quando chegarmos na melhor idade. Quando ficarmos mais velhos, bem mais velhos, se é que você me entende. Durante seis anos, nada mais, nada menos que 294 idosos participaram de testes que mediam a memória e o pensamento deles a cada ano que passava. Com frequência, os participantes do estudo também foram questionados sobre seus hábitos, livros que liam, sobre o que escreviam e se tinham tais hábitos quando eram crianças, adolescentes, e, depois, quando entraram na vida adulta até a idade atual. Antes de continuarmos, uma parêntese: o estudo foi conduzido por neurologistas, e não por psicológos. Sendo assim, depois que seus colaboradores morreram, seus cérebros foram examinados. Os médicos procuravam sinais fisiológicos de demência, doença ligada à perda de memória. Após essa etapa, eles descobriram que as pessoas que participaram de atividades mentalmente estimulantes tiveram uma taxa mais lenta de declínio da memória do que aqueles que não tinham tais hábitos.

Homem velho lê e garante uma velhice com mais lembranças é o quadro
[FONTE: Contrary Magazine]
Se você ainda tem dúvida, vamos aos números: os pacientes acostumados às atividades intelectuais mostraram uma taxa de declínio cognitivo 15% mais lenta do que aqueles que não tinham tanto o hábito da leitura e de escrever. Segundo os pesquisadores, ficou evidente que manter um alto ritmo de leitura até mesmo em idades avançadas reduz o declínio da memória em 32% em relação à norma. Quem, ao contrário, abandona, ou quase abandona, o hábito de ler e escrever com o passar dos anos, corre o risco de sofrer com uma piora da memória 48% mais rápida do que os que se mantêm ativos e em treinamento. =O
Bom, ficou claro que ler é preciso, e que, quanto antes começarmos e quanto mais praticarmos esse delicioso exercício da mente, melhor para nós. Compreendendo a Leitura, Uma análise psicolinguistica da leitura e do aprender não é um manual, mas uma obra na qual o autor apresenta o que os educadores devem saber sobre o processo de aprendizado da leitura, por meio de um sério embasamento científico que aborda todos os aspectos necessários para a compreensão global deste tema. Justamente o tema desse nosso post! Então, bora ler? =)

domingo, 1 de dezembro de 2013


ATIVIDADES
(Recuperação e Estudos Independentes)


Estamos na reta final e certamente todos estão desejando FÉRIAS.
No entanto, temos que planejar as atividades de recuperação e, também, deixar organizada as atividades para os Estudos Independentes.
Assim, para colaborar com seu trabalho seguem sugestões de atividades.




Caso queira o gabarito é só enviar seu pedido: professorasoniasilveira@gmail.com